Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

26 julho 2011

Template Blogger Games

Antes de apresentar o novo template TNB, devo fazer uma confissão: costumo gastar muitas horas de internet entretida com joguinhos em flash. Me diverte, distrai, estimula o meu raciocínio e minha agilidade mental. Enfim, eu gosto. E gosto tanto que tenho vários blogs de jogos no Blogger (os meus jogos preferidos são os do tipo Physics e Escape Room). Para criar meus blogs procurei  por templates que pudessem apresentar na página inicial uma grande quantidade de jogos, mas não tive muita sorte. Assim, passei a modificar o Template Mínima usando o hack de resumos automáticos e um pouco de condicionais. O template que disponibilizo agora é uma versão melhorada dos templates que eu mesma uso e espero que seja útil para quem tem ou pretende ter um blog de games no Blogger.

Blogger Games Template: versão sem slide na sidebar (clique na imagem para ver o blog).



A versão com slide na sidebar pode ser conferida AQUI

    O Arquivo para Download contém:
    • XML: dois arquivos xml; um com a versão sem slide e outro com slide; escolha um modelo para fazer o Upload.
    • Backgrounds: 10 backgrounds diferentes (na verdade só muda a cor do cabeçalho);
    • Imagens: as imagens utilizadas no template;
    • Screenshot: captura de telas com indicações dos trechos que devem ser modificados no template (e que constam no tutorial abaixo).
    Por favor, antes de instalar o template, leia atentamente as explicações abaixo!
    O Template Blogger Games utiliza o hack de resumos automático juntamente com o mesmo script utilizado no Template Feminina, que mostra na página inicial resumos de postagens por categoria. A diferença aqui é que, além de mostrar os resumos por categoria também aparecem os últimos posts publicados. Em Formatação, determine que apareça um número múltiplo de 3 na página inicial. Os resumos por categorias aparecerão abaixo das últimas postagens publicadas (Last Games).
    Para editar o script, leia o tutorial do Template Feminina, o procedimento é o mesmo.

    Não se esqueça: Você deve colocar o nome dos Marcadores exatamente como os criou, ou seja, se você criou um  marcador todo em letra minúscula (ou só com a primeira em maiúscula, seja como for) você deve colocar exatamente igual no script! Cuidado para não apagar nenhuma aspa ou vírgula. Não se esqueça de colocar a url do seu blog nos locais indicados e o nome dos marcadores na mesma ordem do início do script.

    Passo 1: Localize este trecho do código e coloque o nome dos marcadores, exatamente como foram criados, entre aspas duplas e separados por vírgulas. Faça isso, na mesma ordem, na primeira e segunda linha.

    Passo 2- Coloque a url do seu blog onde indicado.

    Passo 03- Coloque o link do seu blog e o nome do Marcador (na mesma ordem do Passo 01) onde indicado. Não modifique mais nada!

    Atenção! :No script está determinado que deve aparecer 3 posts por categoria; se você não tiver no mínimo 3 posts publicados em uma categoria, nada vai aparecer. Por isso, certifique-se de publicar primeiro um mínimo de 3 posts em cada categoria!

    Social e Linkbar:

    Social é o menu horizontal à esquerda com links para Twitter, Facebook e RSS. Estes links devem ser colocados diretamente no código do template, como mostra a imagem abaixo:


    Linkbar: é o menu à direita. Basta criar uma lista de links e arrastar para o topo, em Elementos de Página, como mostra a imagem:


    Menu: menu horizontal abaixo do cabeçalho; tal qual a Linkbar, é criado à partir de uma lista de Links em Elementos de Página.

    Galeria: uma série de 10 widgets de imagens fixas abaixo do menu. Para editá-las, clicar em Editar, remova a imagem e coloque a imagem do jogo e o link para o post onde ele se encontra. A Galeria é mostrada em todas as páginas mas se você desejar mostrar apenas na página inicial, procure pelo trecho: <div id='galeria'> e acrescente os códigos em vermelho:

    <b:if cond='data:blog.url == data:blog.homepageUrl'>

    <div id='galeria'>

    <b:section class='galeria' id='galeria1' maxwidgets='1' showaddelement='yes'>
    <b:widget id='Image89' locked='true' title='' type='Image'/>
    </b:section>

    .......................................

    </div>
    </b:if>

    Posts: os posts foram adaptados para mostrar jogos e suas descrições, com miniatura das imagens dos mesmo. A estrutura do post que usei foi: código do jogo + class description. Dentro desta class deve ser colocada a imagem do jogo mais a descrição. Para utilizar a class description, vá em Configurações, Formatação e em Modelo de Postagem coloque o código:
    <div class='description'>
    </div>

    salve a alteração e note que em todo post que iniciar (clicando na Aba HTML do Editor de Postagem) o código aparecerá. Coloque o código do jogo acima de <div class='description'> e antes de </div>, a imagem e a descrição. Deve ficar assim:


    Toda imagem colocada dentro de <div class='description'> será reduzida automaticamente. Se não quiser ter uma imagem reduzida ou se desejar escrever um texto que não seja uma descrição do jogo, basta apagar o código antes de escrever seu post.


    Post Footer: além dos dados costumeiro (postado por, marcadores, reações, etc), o post-footer conta com os links de compartilhamento do AddThis e posts-relacionados em forma de slide, mais um presente que o JMiur nos oferece (e fiz questão de acrescentar os créditos por seu trabalho no script que ele criou).

    Slide: para quem pretende usar a versão com o slide na sidebar, saiba que ele é automático, ou seja, não é preciso editar nada, ele mostra as últimas publicações automaticamente. Este slide é tão bacana que você pode escolher mostrar publicações que não estão na home. Ou seja, se você mostra 9 publicações em Last Games, não vai querer que estas 9 apareçam no slide também, então você determina no script que ele mostre os posts anteriores a estas 9 publicações. Para isso, procure o trecho que aparece na imagem abaixo e modifique o valor apontado para o número de posts que pretende exibir na página inicial:

    Aqui, quem nos oferece este recurso genial é a Rô Zanchetta do excelente BloggerSphera. (Aliás, os dois blogs que mais consulto na internet: BloggerSphera e Vagabundia).


    Background: o arquivo contém 10 imagens diferentes de backgrounds (na verdade só alterei a cor do cabeçalho). Hospede as imagens em um post, copie a url da imagem escolhida e coloque em body, conforme abaixo:


    Outras alterações: Como alterar ícones, favicon, logo, link Jogar!: o arquivo contém imagens apontando para os locais exatos onde as modificações devem ser feitas.

    Todas as fontes e cores podem ser alteradas pelo painel do Blogger: clique em Desiner do Modelo e em Avançado.


    DEMO 01
    DEMO 02
    Download

    • Testado nas últimas versões dos navegadores: Internet Explore, Chrome e Firefox. 
    • Os jogos e imagens incluídos nos dois blogs onde se encontram os Demos foram retirados do site MochiMedia, que fornece uma quantidade enorme de códigos de jogos em flash de várias categorias.
    • A barra no rodapé do Demo 01 é um serviço oferecido pelo site Wibiya (é necessário fazer  cadastro).
    • O link para o Templates Novo Blogger não deve ser retirado do rodapé do template!
    • Espero que gostem ;)

    Obs: se desejar, você pode entrar em contato para contratar o serviço de instalação deste template (apenas instalação e edição dos códigos. Suporte para modificações no modelo não disponível).

    Artigos Relacionados

    44 comentários:

    Josy disse...

    Quero ser a primeira a estar aqui e dizer Muito obrigada! Muito obrigada! Muito obrigada! Beijo, amiga!

    Aurea disse...

    Ei Ariane,

    Que saudades de você!
    Estou voltando...
    Resolvi passar para deixar uma bjk com muito carinho e dizer que este template é um sucesso!
    Bjks

    flo disse...

    Oi
    Ariane!
    adorei o template,
    estou usando,
    espero que de td certo,

    ...e sempre gosto de td teu
    kkk

    bjkinhas
    ;)

    Jacqueline Oliveira Festas e Eventos disse...

    Bom dia Ariane, ficou muito bonito mesmo o seu template. Adimito que também sou fã de alguns estilos de jogos, mas nada de muito intenso (violento).

    Mais uma vez, parabéns!

    Espero que você continue sempre assim, altruísta e conhecedora do assunto.

    Até a proxima.

    Unknown disse...

    i am pakistani its can you tranlated this website in english please

    scuttlebutt01.blogspot.com disse...

    A good template
    light when accessed

    VIdeo The Ultimate Battle, Whales vs Humans

    comemorando vírgulas disse...

    Muito bom!
    Parabéns.
    =)

    Administrador disse...

    Olá, a parte de adsense não achei essa opção e eu procurei em tudo dai eu so encontrei



    após remover isso, na parte de elementos da página some, mas quando salvo e entro no site está la ainda.

    se puder me ajudar... cleber-top2007@hotmail.com

    Anônimo disse...

    Ficou ótimo. Parece que usou usou um hack do tipo "Últimas postagens por marcador", né?

    Recentemente estou trabalhando num template que lembra o globoesporte.com e tb uso esse hack "Últimas postagens por marcador".

    Além desse hack, criei um slideshow que se atualiza sozinho com as últimas postagens com o marcador "Slideshow". Se quiser ver, acesse antena81.blogspot.com


    Flw, abração!

    Anônimo disse...

    Gostei instalei o blupress, deu muito trabalho mas está ficando bom

    Anônimo disse...

    Ariane, não estou conseguindo postar os jogos e deixar igual ao seu , peguei os jogos no mesmo site qe vc, coloquei aqele codigo dos posts , e depois coloquei a foto e o jogo , toda vez que eu coloko e escrevo um post e post da erro e fala que o Div ta fechado (ou alguma coisa assim), espero que vc me ajude. mande um

    Unknown disse...

    i am pakistani its can you tranlated this website in english please

    Beben Koben disse...

    hmmm...Ariane, friend of Gem@ Blog...
    nice to meet you^^ ☺
    Beben Koben si Bloglang anu ganteng kalem tea \m/

    Adm ~$ Rick $~ disse...

    Post relacionados, não estao aparecendo a img do jogo, como posso arrumar isso?

    Ariane disse...

    Adm ~$ Rick $~ se você encontrou como retirar o crédito do template, certamente conseguirá resolver este problema sozinho.

    Anônimo disse...

    Simplesmente incrível. Deu vontade criar um blog de jogo.

    Vejo que tenho muito, mais muito o que aprender... Eu sinceramente agora que sei mexer um pouco com CSS e HTML, sei o trabalhão que dá. Cada farramenta legal, eu tô besta aqui.

    Rick retirar os créditos do autor do template, é um vacilo cara! Você pode até modificar A forma de como ele deve aparecer, mas não deve retirar. Pois apesar do template ser publico, devemos ser gratos a autora.

    Vamos manter a ética e profissionalismo.

    Anônimo disse...

    muito bom ....a um bom tempo estou procurando um template de jogos para blogger ..

    Anônimo disse...

    As imagem das postagens relacionados não estão aparecendo...
    ?

    Anônimo disse...

    Adorei!

    Anônimo disse...

    Ariane, seu template está perfeito, como tudo o que você faz no TNB! Te acompanho desde o início e sou seu fã. Um abraço e obrigado por compartilhar seu conhecimento. Bjos!

    Francesc Puigcarbó disse...

    he adaptado esta plantilla a cuatro de mis blogs, pero en las diez casillas de la parte superior el texto no cabe y queda fuera y no me deja reducir la foto. Como lo puedo hacer? te dejo un enlace para que lo veas.

    Grácias

    http://www.fransiscup.blogspot.com

    Anônimo disse...

    Olá, instalei o template, gostei muito!
    modifiquei ja que meu blog nao e de jogos mas sem tirar os creditos no final da pagina! so tem um problema, na parte onde fica os ultimos 3 posts de cada marcador, o meu so esta aparecendo 3 marcadores, e vi que no seu aparece 9. pode me ajudaaar?! meu msn e: adelmo.flamengo@hotmail.com e o twitter @adelmodiaz

    Dênis Andrade disse...

    Nossa, parabéns, template muito bom e facil de editar, muito obrigado msm msm msm msm :D

    Gabriel Cruz disse...

    olá.gostei muito do seu blogger,obrigado pelo template,vou edita-lo e tranformarei em um template para galeria de fotos,jogos e postagens de texto.Sei que isso ira almentar o movimento no meu blog.OBRIGADO!

    Davi Oiveira disse...

    tem como trocar o nome jogar? para ler ou outro?

    Clã Celestial Fórum disse...

    Ficou muito profissional.

    Matheus Miranda disse...

    qual é o html para colocar as imagens?

    Vestidos.Pw disse...

    como agregar entradas recientes & anteriores en la pagina principal?

    Saludos!

    invesmo disse...

    Thanks for this template.
    The only bag it about ' imgr ', I mean the image of the recent post by categories.
    Thanks again.

    Unknown disse...

    Ariane bem que voce poderia disponibilizar as postagens do blog de demo desse template... ajudaria muito to começando com meu blog de jogos já e uma ajuda...

    Mauricio disse...

    Oi, queria saber como eu posso botar postagems mais antigas em Últimos Jogos (que apareça o botao more)
    Muito obrigado, este template e demais, eu o estou usando na minha página.

    Anônimo disse...

    Oi
    Queria saber se dá para centrar o jogo em si no 'post'

    Espero uma resposta
    Obrigado

    Pamelahc.123 disse...

    Lol nao consegui fazer download dos codigo '-'

    ADC disse...

    i've been looking all over the net for template like this
    can you do an English version ? pls...T_T

    iwpg disse...

    Can you really do an english version ?
    I want to change "Últimos Jogos" with "latest games" und "JOGAR!" with "play" , but i can not be able.

    Anônimo disse...

    Olá vim aqui te pedir uma ajuda. Já instalei o template tudo certinho mais as imagens dos jogos relacionados não aparecem. Você poderia me ajudar a solucionar esse problema?
    Agradeço desde já.

    Thiago disse...

    Ariane,
    As imagens dos Posts Relacionados não estão aparecendo.
    Como eu soluciono esse problema?
    Desde ja agradeço.

    Anônimo disse...

    Hola como hago para ponerlo a español?

    gracias ante todo me gusta su blogger..

    Mauricio disse...

    Thiago, tem que hospedar as imagens em Blogger, se nao fizer isso nao vao se visualizar ;)

    Thiago disse...

    Mauricio,como assim em Blogger?
    Todas as imagens que eu coloco são hospedadas no Blogger.
    Poderia me explicar melhor.
    Obrigado, abraço.

    Gaijin disse...

    Ola Ariane, estou tentando adaptar esse seu template para por em um blog q não é de jogos (ando fazendo as modificações em um blog teste, e parece q está indo tudo bastante bem, exceto por um detalhe
    Eu gostaria de tirar ou editar o "jogar"
    que aparece nos ultimos posts, uma vez que fica meio sem sentido no meio blog.
    Já tentei algumas coisas, e nada, também andei procurando no seu blog para ver se nos tutoriais falava algo sobre isso, mas não tive sucesso tb.
    Você poderia me ajudar por favor?
    PS seus templates são shows

    midiafire disse...

    Olá Ariane. Iniciei no blog com o template "Agosto", talvez se lembre. Hoje estou usando este. Como tantos outros sou grato, se puder de uma olhada, gostaria muito de uma opinião sua.

    Abs!

    Muito sucesso!!!

    Jogos Online Wx disse...

    Esse template esta show to usando....alguem ai tem blog de jogos online se tiver e quiser parceria so entrar no meu site e ir em parceria!!!!

    Unknown disse...

    Como eu baixo esse template... não vi link para download. Me ajuda por favor! Obrigado!

    Postar um comentário

    Os comentários são moderados.