Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

11 março 2010

Novos modelos de templates nativos do Blogger

Acabei de ver a novidade, que provavelmente está disponivel, por enquanto, apenas para quem usa o Blogger in Draft (o blog de 'testes' do Blogger). Para acessar o Blogger in Draft e ficar por dentro das novidades, faça o login por esta página: http://draft.blogger.com/

Para ver os novos modelos de templates, vá na aba Layout e verá à direita o link Designer do Modelo, como mostra a imagem:

Uma nova tela irá se abrir com opções de modelos separados por autor, além de outros recursos muito interessantes:


Além de trocar o seu template, você poderá, clicando em Layout, escolher o tipo de modelo que deseja: uma coluna lateral, duas, footer dividido, nenhuma sidebar e assim por diante:


Clicando em Plano de fundo você altera as cores do layout:


Em Avançado você poderá determinar o estilo de cada seção do seu template em separado: um estilo para o título do post, outros para a sidebar, etc:


Depois de fazer todas as modificações basta clicar em Aplicar ao Blog e as alterações serão salvas.

Eu ainda estou aqui 'brincando' com a novidade que, confesso, foi a que mais me empolgou dentre todas as novidades que o Blogger nos ofereceu nos últimos meses.

Agora fica fácil criar um modelo exclusivo, não? Aproveitem!

Edit: Para saber mais (em inglês):  The Blogger Template Designer. Dica da @maryynett

E melhor explicado nos blogs: UsuarioCompulsivo, Ferramentas Blog e Dicas Blogger

Nunca faça modificações diretamente no seu blog 'oficial'. Crie um blog de testes para isso. Não deixe de fazer backup dos seus posts e template periodicamente. Evite dores de cabeça!

Artigos Relacionados

48 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo! Eu estava quase publicando aqui quando vi no meu painel que você postou! rs. Mas postarei também, pois a novidade é ótima!!
Abração

Dulce Miller disse...

Que show!!! \o/

Luma Rosa disse...

Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!! Já não era sem tempo!! :=)))

Luana Giampietro disse...

legal hein?! tava demorandoooo!!!

Anônimo disse...

Bom eu estou adorando isso viu! Muito bom mesmo o Blogger cada dia que passa está melhor... :D!

Anônimo disse...

Vixi esqueci... Está de template novo né? Humm! Isso é bom adorei o novo visual abraços!

Márcio Ferreira

Silvia Cristina disse...

Adorei a novidade!!
Tenha uma ótima tarde!
Beijos

Viviane Pereira disse...

Nossa Ariane, vc é rápida hein? Vi que a função estava disponível, twittei e qdo voltei já tinha um post! Obrigada por compartilhar o seu conhecimento conosco! O TNB tem me ajudado muito! Já estou testando a nova função! :)

MamaNunes disse...

Uia!!! Que coisa boa teacher! A gente sabe o quanto é duro encarar códigos.... Bom prá todo mundo!!
Ah! Eu já tinha visto e elogiado seu template, mas nunca é demais um elogio merecido. Ficou óteeemo!!!

Digo Gamer disse...

Ariane, olha, eu sou novo com blogs e tal, comecei em dezembro...
e estou indo em frente com suas dicas, parabens pelo seu blog de sucesso !

Digo Gamer disse...

Daqui a pouco, ninguem vai querer mais site kkk,
O BLOGGER DOMINAAA!

Rogério Zaia disse...

Muuuuito legal!!!!!!!!!

AUTOR1 disse...

Parabens Ariane!!

O TNB está devolta hehehehe!! E Chegou chegando :D
Parabén por ser a primeira a publicar essa hiper novidade!!
Para mim que não entendo nada de códigos é o máximo
Espero que essa funcionalidade seja um facilita-dor na criação de novos templates TNB!!

Abraço!!

Allan Fixnet Uster disse...

Rainhaaaa!
Que maravilha que tu voltou querida!
Pensei que tinha cansado da bloggsphera e acabei encomendando um template com a Clau.
Te amoooo!
Feliz demais com sua voltaaaa!

Unknown disse...

Muito bom obrigado por participar conosco as novidades.

JUC-Itapipoca disse...

Massa de mais!!!
Descobri ontem esse blog e já me ajudou muito.
E descobri que você é realmente muito querida por todos os blogueiros
Valeu mesmo.
Fica com Deus!!!

Avelino disse...

Está novidade simplica para quem não sabe html e css,masi quem tem um template modificado não pode usar boa parte das funções.
Mais com o tempo você e muitos outro vão criar um jeito de deixar adaptavél!rsrs

Abarço!

Jota Luiz disse...

Valeuuuuuuuuuuuuu foi muito bom entrar aqui e te conhecer e o pessoal se vc se candidatar tá eleita a mais querida , sou novo na blogsphera e cada vez fico mais apaixonado por tudo isso é muito impolgante cada dia aprendo uma coisa nova e agora conhecer vc parabéns vc é D + valeuuuuuuuuuu

Igor Wendel disse...

Gostei, pra quem não sabe HTML, isso ajuda muito!

Anônimo disse...

Fantástico!
A equipe blogger está de parabéns!
Lindos backgrounds... e todas suas funcionalidades. Amei! =;b

(,")Susy

JUC-Itapipoca disse...

Ariane gostaria que você postasse como faço pra colocar uma apresentação de slides como a que está no template de setembro, pois não consigo colocar um slide legal nem uma barra da lista de paginas interessante.
Por favor se você puder posta alguma coisa pra me ajudar.
Valeu!

Anônimo disse...

Adorei! Já fiz o meu! Obrigada pela informação, viu?
Bjos na alma!

Anônimo disse...

Essa novidade é excelente, na minha opinião. Esses novos recursos darão muito mais autonomia para os novatos na plataforma, o que acredito ser muito bom. Demonstra que o Blogger se preocupa com todos os seus usuários, independente de seu nível de conhecimento em linguagem HTML.

Abraço.

Idenaldo

Gustavo Fiorini disse...

MUUUUUUUUUUUUITO BOM! mas, como utilizar estas ferramentas com templates da internet?

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

Ariane, eu gostaria de saber como colocar uma coluna acima da postagem, pois no meu blog de testes só dá para colocar um.
Também gostaria de saber como tirar uns direitos abaixo da post: "Awesome Inc. modelo de Tina Chen. Tecnologia do Blogger."



Obrigado.
Gabriel

mariano lorenzoni disse...

Caraca, muito bom isso, véi!
Filé!

Matheus G. disse...

ei a classificação do ferramentas Blog esta como ruim no wot este pode ter virus

Pensamentos em Cores disse...

depois de aderir a esta novidade ainda posso editar ele lá no cód do layout? tipo insiro a imagem de fundo k eu quieser?

Luan disse...

Cara que recurso legal!!!O Blogger tá cada dia melhor!!!Essa nenhum blog supera

. débora disse...

nossa véi, MUUUUTO legal mesmo, obrigada :D

Denise Pires disse...

porque não aparece esse recurso no meuu painel mesmo eu suando o draft ???

Primata Pensante disse...

grato pela dica :)

Unknown disse...

Bem legal isso. Obrigado pela dica. É chato ficar colando aquele monte de códigos no template. VAlew

GEANDRES disse...

onde baixo o template

Lucas Abrantes disse...

Nossa... muito bom mesmo

Bruna O. disse...

pq no meu blog não aparece essa opção?

Anônimo disse...

Ainda não usei nenhum template de seu blog, mas sempre estou dando uma olhada aqui e essa novidade do blogger é boa demais. Agora vou poder expor minha imaginação nos templates hehe

Sanches Barcelos disse...

Muito bom parabéns

Web JL Hacks disse...

muito pobreeeeee

Emilene Socorro T. S. Batista disse...

Parabéns!!! Excelente informações. abs

xdux disse...

Aleiluia chegou um jeito de fazer isso

Anônimo disse...

Ameeeeeeeeeeeeeeei *---------------* '

diaslocacoesfesta disse...

Valeu pela dica estava já h´amais de 2 anos sem mudar a cara do meu blog, e se nao vc ia mais 2.....



valeu .......... adorei essa dica..

vft6uxtfrh disse...

Amei, demais essas dicas, juro, assim meu blog vai pra frente, e vai ficar super exclusivo(adoro), e mais, vou publicar esse blog, para que outras pessoas possam saber das novidades.
bjs e passa no meu blog.

.Eryco disse...

Aprendi tudo isso na marra mechendo em tudo e procurando xD

Severino disse...

muito legal isso!

Ofertas do Dia disse...

Nem imaginava que ainda tinha isso no draft.

Pouco uso, mas foi muito prático pra mim.

Bom artigo!

Postar um comentário

Os comentários são moderados.