Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

14 outubro 2009

Como colocar links no menu

Muitas pessoas me perguntam como colocar links nos menus dos templates que baixam aqui e em outros blogs. Outra pergunta que me fazem muito é que link colocar no menu. Então vamos por partes.
Se você baixou um template que tem a opção de menu horizontal, saiba que há duas maneiras distintas de editar os links:

Editar através do html.

Este tipo exige que os links sejam colocados diretamente no código html do menu. A estrutura do código de um menu é bastante semelhante ao exemplo abaixo:

<div id='menu'>
<ul>
<li><a href='url do link aqui'>Home</a></li>
<li><a href='url do link aqui'>Sobre</a></li>
<li><a href='url do link aqui'>Fotos</a></li>
<li><a href='url do link aqui'>Contato</a></li>
</ul>
</div>

Entre  <div id='menu'> e </div> encontra-se o conteúdo do bloco ou seja, uma lista, que se inicia em <ul> e termina com </ul> . Entre cada um dos <li> e </li> deve ser colocado o link de destino e onde está Home, Sobre, Fotos, etc, o nome que aparecerá no menu (destino do link).
Mas, que links colocar no menu? Você pode colocar o link de um post específico (criar um post sobre você ou seu trabalho e colocar em Sobre ou ainda um formulário de contato em um post e nomear Contato) para dar a impressão de páginas, por exemplo. Para obter o link de um post específico, basta clicar sobre o título do post e ir em Copiar Link. Se o post não tiver título, basta copiar o endereço que aparece no seu navegador quando está na página do post. Você pode ainda linkar um marcador específico como faço aqui no blog (em Templates). Basta clicar com o botão direito do mouse sobre determinado marcador de sua lista e copiar o link.

Editar através do gadget Lista de Links.

Em muitos dos templates que disponibilizo deixo para que o menu seja editado através do gadget Lista de Links. Para isso, basta ir em Layout, clicar em Adicionar Elemento de Página e escolher a opção Lista de links:


Em Novo Url do Site coloque o link de destino e em Novo Nome do Site o nome que aparecerá no menu. Clique em Adicionar Link e continue colocando os outros links que deseja que apareçam no menu.


Não coloque título em sua lista!
Tendo terminado sua lista, disponha os links na ordem que deseja que apareçam, da esquerda para a direita no menu, clicando nas flechinhas que direcionam para cima e para baixo (para cima o link fica à esquerda, para baixo à direita).


Clique em Salvar e arraste o gadget para o espaço destinado ao menu, geralmente à direita do cabeçalho ou abaixo dele.

Mas como saber que tipo de edição há em cada template? Bom, geralmente o autor dá uma pista de como editar o menu, mas se ele esquecer (e eu sempre esqueço...) procure no código do seu template algo semelhante a primeira lista (HTML) e se não houver nada assim, edite uma Lista de Links e arraste para o local que seja mais obviamente indicado para mostrar um menu e visualize para ter certeza de que arrastou para o local correto.

Artigos Relacionados

28 comentários:

Mauro S disse...

Entendi e não entendi, mas vou salvar as dicas.
Com calma ler de novo e ver o que pode ser feito em bloco de notas para ver se deu certo.
Abraços, Mauro

Juliana Spindola disse...

Olá, Ariane!
Baixei o template "Impressões" e os links no menu horizontal funcionam bem, porém no Firefox apenas... No I.E. não funcionam. O que pode ter ocorrido?

Grata, desde já! Seu template é lindo...
http://julianaspindola.blogspot.com

ciprisla disse...

Sei que não tem a ver com o post. Mas e pra colocar todo o arquivo ou marcadores no menu?

Vera Moura disse...

Valeu, tá de mais, você é mesmo fera, salvou minha vida, até já tinha desistido, porque não sabia o que estava fazendo mal, mas agora já percebi, melhor que isto é impossível. Você melhora a vida das pessoas e isso é impagável, nem sei como agradecer, muito, muitooooooooooooo obrigado.

Fikrin Ne? disse...

thank admın

Shirley disse...

Ariane, concordo em gênero, númeroe grau com a Vera Moura, não são todos que se propõem a tornar melhor a vida das pessoas, ainda mais no que diz respeito a blogs, onde existe uma competitividade massacrante e tem gente que quer mais é ver os outro sblogueiros sifu, né? rs. Enfim! Bjinho, bom finde!

Anônimo disse...

tem um blog que copiou o seu template novo blogger o endereço é http://testandomexiria.blogspot.com/

Mauro S disse...

Lendo com calma se aprende, peguei legal, mas aprendi mais pelo html, assusta um pouco, mas deu certo. Escolhi um template numa outra conta com o menu à esquerda, só resta saber o que colocar como link, se der certo, crio um assim para mim nesta minha conta, só q para alterar o Koisas E Coisas, seria um longo trabalho, acho que perderia muita coisa que teria que repor de novo, como já perdi antes.
Muito legal estas explicões e teu blog explicativo.
Abraços, Mauro

gadarf disse...

Muito legal e vale ressaltar que para menus o google prefere que sejam feitos com listas, como o exemplo do post.

ciprisla disse...

Descobri como colocar os arquivos no linkbar!
Não sei se funciona com todos, porque personalizei os marcadores(como você ensinou)

Apenas coloque a URL do seu blog
URL-DO-BLOG/search/label/?max-results=999

Adna Jovem disse...

Só posso dizer : OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Finalmente vou conseguir colocar os links!!! kkkkk porque já estava arrancando os cabelos de frustação!!!

Eu estou indo no meu blog colocar em prática o que li....

Bjusss e mais uma vez : BRIGADUUUUUUUUUUUUU

Elisama

Unknown disse...

Thank you!

Unknown disse...

Valeu !!!
Enfim consegui...
\o/\o/\o/
Célia

12Twelve disse...

Obrigado por existir. Leio vc a dois anos, entre idas e vindas... e sempre por ocasiao de uma vinda, acabo sendo surpreendido por vc! Beijos

Andrea C. da Silva disse...

Bem eu procurei esse código e o meu template não tem.
Tem menu mais em outro código e não diz onde fica a url, então copiei esse código aqui e fiz o menu e funcionou direitinho.
Obg, era isso o que eu estava procurando!!

Nanda Nunes disse...

Valeu a dica, Ariane.

Você sabe também como inserir sub-menus? Tenho um blog dividido em várias categorias e se conseguisse inserir os sub-menus, daria uma "enxugada" na página inicial.
Obrigada.

Natasha Castilho disse...

Oi Ariane!
Baixei um template que amei, mas não consigo abrir as páginas estáticas nele. Pra dar uma enrolada nisso, fiz posts e linkei eles no menu que tenho logo no topo do blog. Ele se 'mexe' é bem legal. Porém, quando entro em qualquer outra área do blog este menu some! Ele só aparece na pagina inicial do blog. Mas para q eu o use no lugar das paginas estaticas preciso q ele fique lá fixo! Você pode me ajudar? Muitíssimo obrigada!
Este é o blog belalady.blogspot.com

Diego Campos disse...

mt obrigado me ajudou mt

Pamela disse...

FUNCIONA NO TEMPLATE FEMININA MAGAZINE ?

Mae Bonita disse...

Gente sou muito nova nessa area,mas agradeco as direcos ke vc indica aki muito proveitoso e explicado,o ke eu acho ke falta em outros blog..muito obrigado e muito sucesso!!!

Cherry disse...

Oiii.
minha pergunta é a seguinte:
eu criei um menu horizontal atraves do HTML por exemplo
Fotos - como eu faço pra sempre que eu postar uma foto ela ir pra aquela opção do menu?
basta eu colocar o marcador no html e sempre q eu postar algo com o marcador ele ira para o destino?

obrigada

Torneio Evangélico disse...

Desde já agradeço a toda a ajuda que obtive neste blog. Tenho duas dúvidas: meu blog tem uma lista de menus e eu queria que quando uma das opções fosse clicada, a página não subisse, mas ficasse centralizada no assunto a que o link se refere. Dá pra fazer isso? A outra é a seguinte: quando uma das opções do menu é clicada, a página redireciona para uma que apresenta o mesmo título. Tipo assim>> Menu: Início Sobre Contatos
Digamos que eu clique em contatos. Fica assim:
Menu: Início Sobre Contatos
Contatos
0000-0000

Daria pra deixar só o número do telefone, já que a pessoa já sabe que está em contatos? Desculpe o tamanho da postagem, mas acho que minhas dúvidas ficaram claras. Aguardo resposta. Grato.

Anônimo disse...

E como que colocar essas imagens no lugar do que tem escrito para os links? Como tem no teu a casinha para home.. o papel com o lapis para templares.. etc..

Queila disse...

estou quebrando a cabeça com meu blog,eu vendo roupas e perfumes,então eu postei no meu blog fotos das roupas e coloquei o link no menu,até ai deu tudo certo,mais quando eu fiz um post dos perfumes,as fotos ficam na mesma página do post anterior,final das contas....quando eu clico em roupas a página abre com as fotos das roupas e dos perfumes...
Me sinto uma retardada pq não sei mudar isso...agradeço muito se puder me ajudar

Angelina Pessoa disse...

O end do meu blog com o menu é http://angelinapessoa.zip.net/...é a treva!!!!
Bj
(Queila Machado)

Carol disse...

Oi tudo bem? andei procurando por um template para meu blog, e achei um, mas não consigo modificar a navbar, ele ja vem com uma, tentei pelo blogger, e ele adicionou outra vertical, como faço pra modificar, e escerever "sobre mim" e na aba "contatos colocar aquela caixinha com as informações das pessoas? Se puder me ajudar ficarei grata. Obrigada.

NU MUNDO DE NANA disse...

Obrigada, Ariane, pelas dicas. Seu blog já se tornou meu endereço de consultas constantes.

Anônimo disse...

obrigada! Fiz em menos de 30 segundos e deu certinho!

Postar um comentário

Os comentários são moderados.