Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

03 julho 2009

Sobre moderação nos comentários

Quando você comenta em um blog, está deixando o seu cartão de visitas, está causando sua primeira impressão. As pessoas irão te procurar ou não, levar à sério ou não, dependendo do que exibe o seu cartão. Quando um leitor usa o formulário de comentários aqui no TNB para choramingar, eu não dou mais atenção. Por que gente que choraminga não tenta, não batalha, não se esforça.

Ultimamente é tão raro ler um comentário interessante, que eu acabo publicando todos, muitas vezes sem ler mais do que as tres primeiras palavras. Estou deixando para que um leitor ajude o outro e fico assistindo.

Eu vou explicar novamente para vocês: eu sou uma dona de casa de 36 anos que um belo dia descobriu o que eram os blogs (e poucos dias antes nem sabia ligar um computador) e passou a criar dezenas deles, só para ver como funcionavam, só para entender como se consegue alterar uma fonte, uma cor, uma imagem. Sem fazer uma única pergunta, a quem quer que seja, li (e continuo lendo) dezenas de tutoriais, mensagens em fóruns, apostilas e afins. Quando quero saber algo, pergunto ao Todo Poderoso e ele nunca, mas nunca mesmo, me deixa na mão.

Eu não fiz nenhum curso nesta vida que possa ser de alguma utilidade na hora de customizar um template. Nem inglês eu falo! Se quero aprender algo uso tradutor, a lógica, a tentativa e erro. E quando descubro algo, por mais simples que seja, venho aqui contar para vocês. Às vezes me empolgo, ensino algo e depois vejo que existe maneira mais fácil, volto aqui, edito o texto, tiro ele do ar, o que for. Mas eu não guardo para mim informação nenhuma e não tenho medo de admitir que errei, me equivoquei, o que seja. Eu não tenho 'uma imagem a zelar', eu não quero alcançar nada, eu não desejo nada além de dividir informação. Repito: sou apenas uma dona de casa, mãe de uma garotinha de 3 anos, que adora passar horas na internet e fuçar códigos. Só. Mais nada.

Se eu consigo mudar a cor de uma fonte, qualquer um consegue. De olhos fechados, se bobear. Então, quando alguém vem aqui aos berros gritando pelo amor de deus me salva, eu não vejo com bons olhos. Por que eu também não sabia mas descobri...estudando.
Se houvesse uma escassez de informação sobre html e css na internet, eu compreenderia o desespero. Mas com a quantidade absurda de informação que existe, como posso ficar solidária com este desespero infundado?
Tudo é para ontem, é desesperado, é pelo amor de deus.  Se fulano não consegue descobrir, com tanto tutorial que existe, como mudar a imagem do cabeçalho ou como alterar um link, melhor não ter blog. É sério. Por que para ter um blog - com um template personalizado, como todo mundo quer - sem colocar a mão no bolso, é necessário ter no mínimo vontade de aprender. Tem que estudar. Aqui eu já coloco tanta informação mastigada, ilustrada, com flechinha apontando: é aqui ó! Mas se a pessoa não tem nem a pachorra de usar o formulário de busca, eu é que tenho que ir lá no blog dela, fazer por ela?
Não, claro que não. Se eu fosse atender todos os pedidos que chegam diariamente, eu nem dormia mais! Quer dizer que além de fazer os tutoriais, além de disponibilizar os templates gratuitamente, tenho também que ver o blog de cada um que comenta aqui e apontar (ou fazer pela pessoa que é o que a maioria dos 'desesperados' querem) onde deve modificar, apagar, incluir? Não tem nem cabimento...

Coisas do tipo 'me ajuda, por favor, não sei mais o que fazer!' já cansaram. Todas às vezes que fui conferir o problemão do sujeito era alguma coisa muito simples que o próprio tutorial respondia. A pessoa não lê o texto, passa os olhos por cima e pensa 'putz, que trabalheira!' e aí deixa um comentário pedinte esperando que eu faça por ela. Se fosse minha intenção fazer consertos pra todo mundo, nem criava os tutoriais.

Outra coisa que não respondo mais: a pessoa baixa aqui um template gratuito e depois quer que eu ensine ela a modificar ele ao seu gosto. Se eu fizer isso com cada um que baixa o template, no fim das contas eu terei feito uns 3000 templates gratuitos, não? Por que um adorou mas quer mudar a imagem, outro achou lindo, mas quer o menu mais pro lado...assim não dá, né? Quer mudar o template, pode mudar! Leia aqui e nos blogs que recomendo os tutoriais que ensinam passo-a-passo como modificar seu template e seja feliz!

Por isso, à partir de hoje a moderação vai ser séria. Não publicarei mais comentários sobre questões específicas de cada blog (como eu mudo a fonte do meu template? como altero a cor do meu menu?). Para isso leiam os tutoriais. Só publicarei questões mais abrangentes, que podem interessar vários usuários (por exemplo: como posso modificar o gadget de lista de blog? como posso aumentar o slide do Blogger? etc). Também não publicarei mais pedidos de alteração em templates nem perguntas inúteis, que já estão respondidas no tutorial. Comentários completamente vazios  idem, como 'num entendi', 'naum consegui'. Como alguém pode realmente pensar que um comentário assim é útil para alguma coisa?

Óbvio que comentários que visam fazer propagandas de blogs e pedidos de parceria, correntes e besteiras do tipo, jamais serão publicados.

Ajudar, eu sempre continuarei ajudando: com os tutoriais detalhados, os templates customizados, as indicações de links úteis e interessantes. Com todas as horas que dedico por dia  testando, fuçando, lendo, errando e acertando, para vir aqui dividir a informação com vocês. Mais que isso, sinceramente não dá. 

E se você quer mesmo um template customizado com 'a sua cara' mas não quer mexer com códigos, simples: contrate alguém para lhe ajudar. Pelo que sei, a Mamanunes, o Paulo, a Elke , o Compulsivo e outros, aceitam pedidos de encomendas. Só não vale por preço no trabalho alheio: cada qual sabe quanto vale seu tempo e seus esforços.

É isso.

Artigos Relacionados

55 comentários:

MamaNunes disse...

Bom, eu te amo! Falei de novo! =)

Unknown disse...

É, infelizmente as pessoas querem tudo mastigadinho, bonitinho... nem querem se dar ao trabalho de pesquisar.. Meu, a internet tá aí, a informação está aí, é só buscar um pouquinho que acha.. É complicado viu..

Juliana disse...

Amiga, assino embaixo de tudo que você escreveu.
Modero os comentários do DB com mão de ferro e não publico comentários com perguntas óbvias e de gente que eu percebo claramente que não leu todo o tutorial.
Fiz um FAQ e um manual (diretrizes aos usuários) e isso reduziu bastante a incidência de comentários com "pedidos de ajuda"
Fica aí a sugestão.
Bjs

@SrCafeine disse...

Vixi Ariane, um dia eu vim aqui e fiquei zapeando nos comentarios e vendo o tanto de "miguxeses" pedintes que sequer sabem o que é uma
< div > e querem um template extremamente customizado...

Ja recebi uns assim... nem publico. já deixei bem claro no meu blog que não faço templates. só ajudo amigos. mas tem gente que acha que temos que fazer uma visita na casa da pessoa e ministrar todo um Workshop sobre HTML e CSS. ¬¬

você tá certa. completamente. Aliás, aproveito para agradecer a ajuda que me ofereceu via twitter, fiz até um post sobre isso. ;-)

Mas é isso aí, suas dicas são extremamente importantes pra mim e para muitos Bloggers... como diria a Mama, vc é nossa Teacher. rsrs

Ariane, Juliana Sardinha e Compulsivo: O trio-elite da Blogosfera/Blogger do Brasil. #prontofalei

Fica bem Teacher, e não estressa não porque a vida continua e blogar é uma das melhores coisas \o/

Abraços ;-)
@fabiodablogin

Samuel disse...

A sua atitude é no mínimo correta. Poxa, como você disse no post, uma pessoa que quer o seu layout todo customizado, 'com a sua cara' e tudo, vá estudar, ler, pesquisar, ralar, madrugar....

Não estou aqui para me gabar e muito menos para me exibir aos seu milhões de leitores, mais se todos soubessem a idade que tenho, e o que eu faço e já fiz, com certeza essas pessoas preguiçosas iriam pensar duas vezes antes de fazer um comentário ridículo (desculpe a palavra) desses!

Hoje eu tenho um blog no wordpress com domínio próprio, crio e edito meus próprios layouts, faço minhas gambiarras no PHP, HTML e CSS e tudo isso eu aprendi onde? Na internet! Eu NUNCA fiz nenhum curso na vida para tal finalidade.... Mas chega de falar de mim. O assunto aqui é outro, e espero que com este post, podemos contruir um sistema de comentários melhor!

Abraços Ariane!

Eliana disse...

É isso ai Ariane,tem um ditado que diz:
"Quem procura acha"
Vc já ajuda taaanto com suas dicas
e seus posts tão bem explicadinhos,
o q querem mais?
Beijos.

Anônimo disse...

Primeiro um elogio:
"...sou apenas uma dona de casa, mãe de uma garotinha de 3 anos,..." E acrescento muito linda! :o)

Segundo, como professor, eu te entendo e apóio. Você tem toda a razão, às vezes eu mesmo perco a paciência em classe com perguntas tão infantis e vazias que alunos de 3ª série fazem. É a mesma coisa que acontece aqui.

Professor Rogério Souza disse...

Ariane, passo pelos blogs, devoro as palavras e vou embora sem deixar um comentário. Tenho me policiado e quando há tempo, escrevo algo. Há tempos tenho me preocupado com a qualidade do que falo nos blogs que visito. Sei que é uma maneira eficaz de valorizar o trabalho dos amigos e traz claramente visitas ao meu blog.
Sobre seu texto, entendo perfeitamente o "sofrimento" que é não ser entendido. Isso acontece comigo (como relatou o Cidão) quando estou em classe. Coloco instruções no cabeçalho, glossário e reformulo enunciados para evitar as perguntas imbecis. Tudo em vão. As perguntas continuam idiotas. Sei que sou quase uma porta quando o assunto é template. Já me atrevi a fuçar em muita coisa e fui socorrido diversas vezes pela Iara e pela Márcia e pelas instruções da Juliana, Compulsivo e as suas. A ajuda, às vezes, até me constrange, mas aceito sem relutar. Primeiro porque quem o faz sabe onde o calo aperta. Segundo porque quem me ajuda sempre deixa claro que está fazendo porque naquele momento pode. Perguntas idiotas merecem respostas à altura. A sua foi até educada visto que muitos vêm falando nos últimos tempos sobre moderação de comentários, sobre qualidade nos comentários e sobre os tutoriais.

P.s.: até hoje venho aqui quando mudo meu template e quero tirar o link de "assinar postagens" no fim delas.

Ariane disse...

MamaNunes você sabe que eu também adoro vc. Você pra mim é o maior exemplo de vontade, interesse e dedicação.

Denise exatamente. quando penso em todas as horas que dedicamos pesquisando e estudando, chega a irritar a folga de alguns.

Juliana adorei a sugestão e é bom saber que não estou sozinha neste sentimento de frustração que dá ver alguns comentários.

Fábio adorei o comentário :) mas eu não desisto não, adoro blogar!

Samuel pessoas como você só podem ter minha admiração, sempre :)

Eliana pelo visto querem mais... obrigada por comentar! :)

crazyseawolf exatamente! aqui o pessoal quer 'passar de ano' sem estudar nadinha...

Ariane disse...

Bauru é sempre um prazer ajudar quem se esforça, quem pelo menos tenta. O que mata são os folgados mesmo...Obrigada por comentar, gostei muito! :)

Marcos Lemos disse...

Não tem como ser mais direta.
Ainda vou ter coragem de falar assim.

Só ficou uma dúvida: o que é "pachorra"...? que palavrão é esse?
rs!

Luana Giampietro disse...

Pois eu queria deixar aqui um depoimento...(este blog me ajudou a mudar de profissão)
comecei a me interessar por blogs assim que entrei aqui, pois nunca estou contente em ter algo comum, mesmo que seja um template desses maravilhosos que você faz,não basta ser belo, tem que ter a minha cara, por isso comecei a ler os seus tutoriais, e pode acreditar, sou sua leitora fiel desde março de 2007, to sempre por aqui, fuçando as informações e testando coisas novas nas minhas templates, mas percebi que com templates do blogger eu sou mesmo meio cabeçuda e acabei tendo que me contentar em fazer as minhas modificações simples e modestas, entendo muito bem a grande maioria dos posts que você faz, e só pergunto alguma coisa quando realmente após tentar várias vezes, não consigo chegar no mesmo resultado.
Mas o que o seu trabalho fez por mim???? como adorei essa sensação de "poder", achei que poderia ir mais longe e comecei a estudar o Joomla... já construí vários sites, e estou aprendendo a construir as templates do zero, mas já conheço o código básico dele de trás pra frente e simplesmente amooooooooo trabalhar com isso, e te conto mais, muitas coisas que você escreve aqui também servem (com um pouquinho de adaptação) pro Joomla, ou seja...
Se hoje eu sou webmaster, pode crer, garota, é graças a você.
Deixo aqui meu muito obrigada!!

beijos

Liandro... Coiso disse...

É bem verdade mesmo viu Ariane isso.
Eu mesmo comecei a usar blog a apenas 3 meses + ou -, e nesse meio tempo apareceu milhoes de dúvidas, a maioria poderão ser resolvidas lendo aqui as suas dicas, hoje tenho um templete que não foi eu que criei, mas que eu acho muitoo show, sempre vejo amigos meus perguntando como faz pra colocar template interessante, dai saiu indicando os sites que tem templates grátis ou pagos, isso quando eu mesmo não baixo um template que considere o stilo da pessoa, e envio anexo a um tutorial ensinando como instala.

E muito obrigado por seu bog, a blogsfera não saria a mesma coisa sem sua ajuda...
Um abraço..

Anônimo disse...

Ariane eu venho aqui todos os dias por dois motivos simples... Primeiro porque gosto do seu blog e segundo porque adoro fuçar no blog... Quase não comento aqui sou difícil eu deixa um comentário e até esses dias eu andei pensando, falam tanto de divulgação pelos comentários comentando com a opção OpenID, mas se não tenho dúvidas é melhor não falar besteiras, eu só comento quando não entendi realmente e quando já fiz várias vezes e já procurei muito ai sim recorro à pergunta que está me corroendo, olha querida muito bom seu blog é excelente mesmo desejo a ti sucesso mesmo... que tudo de certo na sua vida e sua filha cresça com saúde muito obrigado por me ajudar varias vezes com seus tutoriais agradeço de coração.

Um grande beijo
Marcio Ferreira

Anônimo disse...

Ariane,

Que desabafo!
Concordo com você em gênero, número e grau.

A internet (leia-se blogosfera) está cheia de bons tutoriais, como é o caso do seu blog e de outros que já foram citados. O 'São Google', Bing, Yahoo e tantos outros mecanismos de pesquisas nos retornam as buscas... mas, como dizia minha mãe, perguntar é mais fácil do que procurar.

Tenho um 'pouquinho' mais de idade que você e sempre aprendi lendo, procurando, insistindo, tentando e errando.

Ainda não consigo criar um template mas já mudei muita coisa no CSS e Html com a juda de vocês, nossos anjos da guarda. Que queimam as pestanas fazendo e depois nos ensinam passo a passo como fazer.

Parabéns pela iniciativa e muito sucesso na vida.

Amara Pedrosa

Professor Rogério Souza disse...

Ariane, é só pra dizer que vim conferir agora de manhã e a caixa dos comentários incorporados voltou a aparecer. Não sei se o problema era aqui ou aí. Na dúvida, mantenha o link para os comentários pelo modo antigo. Beijos e bom sábado!

Unknown disse...

O que acontece é que os preguiçosos descobriram os blogs. Eu sei, eu sou preguiçoso para mexer no Blogger, por isso só customizo meus templates (os que eu baixo) no limite dos meus conhecimentos; não fica muito profissional mas é o suficiente para se diferenciar um pouco da maioria.

Parabéns pelo trabalho e tente não se estressar com esse tipo de comentário, o seu trabalho é importante para pessoas como eu (preguiçosos).

Unknown disse...

Ariane
Já te acompanho há bastante tempo e comento pouco aqui mas, sei o quanto foi intenso esse seu ritmo de aprendizado sobre templates e, posso perceber por esse texto, o quanto não negas tua vontade de ajudar os que não sabem. Mas como existe em todo lugar, h[á os folgados. os parasitas e os que querem tudo 'na boquinha'. Para esses deixasse um belo recado. Não só mostrando a tua humaniodade como dando uma lição de vida.

Parabéns e continue assim. Não é atoa que te considero a "melhor" blogueira de toda a blogosfera deste imenso Brasil. Longe da badalação de qualquer um por ser número 1 de rankings por aí.

Um grande abraço.

Amauri Cabral Jr disse...

Olha eu concordo com quase tudo...

meu grande problema, não no caso do blog (até pq eu comecei tem dois dias...), não é a falta de informação, mas o excesso dela... e de repente a gente nem faz mais idéia de qual é o melhor ou o mais certo... daí o desespero...

Muita coisa na cabecinha dos mais novos.... tadinhos...

^^'

Enfim, dá licença q vou estudar...
... estudar como colocar um template decente lá em casa...

o.o'

Até!

Marta Madaleine disse...

Faço minhas todas as suas palavras!
Tem que ter atitude mesmo, em tudo nessa vida; (pre)disposição pra fazer aquilo que queremos.
Parabéns por seu trabalho.

Anônimo disse...

Muito bem dito! Sou professor como o Cidão e o Bauru e é muito difícil explicar a alguem o que é uma função se ela não sabe nem somar ou subtrair. Complicado! Meu blog é relativamente novo e desde o princípio, nunca quis usar um template já pronto pq nenhum deles nunca me agradou (nao eram o a minha cara sabe e não eram apropriados para o tema do meu blog), portanto peguei o Mínima e fui fuçando ate ele ficar do jeito que eu queria (ou quase, rs). Estou sempre modificando e acrecentando coisas e para isso o pai dos burros (google) sempre me respondeu. Poucoas vezes eu pedi ajuda a alguém! Para alcançar o que vc deseja só com trabalho conseguimos e estudo e a maioria dos alunos (e blogueiros no caso) não entendem isso. E olha que hoje é tudo mais fácil com a quantidade de inforamação que temos. Sou do tempo que para aprented a programar alguma coisa vc tinha que ir a biblioteca pegar livro pra isso. Hoje está tudo muito fácil e para HTML e CSS então, mole. Apoio totalmente a sua decisão de não aceitar os comentários irrelevantes (se é que o meu apoio é importante rs), ainda bem que não tenho eese problema no Sexy Help Desk. Mais uma coisa, obrigado pelos ótimos tutoriais, eles sempre me ajudaram muito, vc estará nos meu favoritos para sempre. Grande bjo do SHD...

Raiana Reis disse...

Oi Ariane!Entendo e concordo com cada palavra que disse, realmente as pessoas gostam das informações dadas, acompanho seu blog e tenho aprendido muito, além das outras informações que busco pela rede, encontrar pessoas como vc em que transforma a sua vontade de 'blogar' compartilhando tudo que aprende com os outros já é uma jóia rara e de grande ajuda.
Agradeço imensamente pela ajuda que me esclareceu através do formulário, realmente só recorri a pergunta depois de muito fuçar e não encontrar a resposta, consegui configurar todo meu template com 'a luz' q me deu... e peço até desculpa por tentar outro auxílio na semana e de início já imaginava mais complicado, não achei informações pela net, mas de tentar agente aprende a mecher e assim solucionei o problema, realmente tudo depende do esforço.
Obrigada por tudo que oferece em seu blog, não deixo de lê-lo uma vez sequer no feed, parabéns pela sede em aprender e um ótimo fim de semana!
Abraços!!

Paula Lago disse...

Ariane,me parece excelente lo que dices. Yo por ejemplo te leo mucho aun cuando no hablo portugués, pero más o menos lo entiendo y también voy probando y con el error aprendo. Me gusta experimentar y la única vez que hice una pregunta fue porque el idioma me limitó para poder buscarlo en el menú. Lo que haces esfantástico y te lo agradezco de corazón porque aprendo muchísimo contigo.
Un abrazo.

Aurea disse...

Ei Amiga,

Realmente os comentários do tipo: 'num entendi', 'naum consegui' são quebradeira. Me desanimam completamente.
Amei suas palavras e concordo com tudo o que você disse!
Sempre sábia e ponderada em suas palavras que agradam a todos.
Tudo de bom!
Grande beijo e tenha uma ótima semana!

Anônimo disse...

Ariane, eu tbm tive q ir à luta, pesquisar e muito, p aprender o q hoje sei. Tbm não vou mais em blog algum p ajeitar isso ou aquilo, q depois em três tempos a pessoa muda tudo novamente, e o nosso trabalho vai pro beleleu. Abraço.

Kinha disse...

Ariane, quando posso venho por aqui, sempre caladinha pq aprender requer concentração e meus dedinhos nervosos me destraem um bocado :o)
Comecei tem muito pouco tempo, quase fiquei maluca com tanta coisa pra saber, aprender. Era tanto do detalhe..rsss
Adorei encontrar seu blog, o da Jú, o da Helen o da Elke que já me ajudou inclusive, uma fofa ela.
Trabalho três períodos e é muito dificil conciliar tudo. Tenho um blog de testes e já fiz muita doidera ali...rsss... mas já aprendi umas coisinhas ali e aqui e agradeço a vc por isto também. Por causa do que vi em sites como seu, tive vontade de aprender mais para um dia poder ajudar alguem também, além de poder fazer muita coisa com o meu, quando tiver tempo, claro...rssss
Vc está certíssima, mas lembre-se que muita gente tem dificuldade em ler e interpretar, minha profissão me permite dizer isto, tá certo que a grande maioria tem preguiça de ler mesmo, mas outros devido as suas limitações tem grandes dificuldades.
Eu mesma muitas vezes pensei: Aff!! Que porta que sou viu? :o(
Depois relendo o tutorial captava tranquilamente e conseguia fazer as alterações que desejava. Outras voltava para postar dúvidas.
Parabéns pelo seu blog, pela sua iniciativa e por ser autodidata, muito dificil isto, sabia?
Isto me lembra meu querido e amado paizinho que era um destes.
Saudades!!!!
Bem, Deus abençoe vc!
Valeu!
Bjo

Felipe Ribeiro disse...

Apesar de tudo, você tem razão... lol
Parabéns pelo blog. \õ/

Bruno Máximo disse...

Venho acompanhando seu blog a um tempão, e nunca tive que perguntar nada,jah tive duvidas e tals, mas não vejo porq fica perguntando.. se não acha aqui no seu Blog ''que eh muito dificil não ter'' acha a resposta em outro. o Google eh de Grats's gente =P éh só pergunta pra ele.

vc tá de Parabêns =D

Anônimo disse...

Você é minha inspiração. Meu enteado fez até curso disso e não sabe a metade do que você sabe. Fiz o blog recentemente e queria mudar a cara dele por algo mais feminino. Fui chamar os sabe-tudo da família para dar uma força e advinha. Tive que me virar sozinha mesmo, até que te encontrei. Leio tudo que você coloca, mexo, erro, acerto e asim vou aprendendo. Parabéns mesmo.

Bonzu Pipinpadaloxicopolis III disse...

Hola Ariane!

Sería bueno tener un apartado sobre Preguntas y Dudas Frecuentes para así evitar preguntas repetidas.

Anônimo disse...

É realmente incrível como algumas pessoas olham uma placa azul e perguntam de qual cor é a placa azul.

Anônimo disse...

Ariane, eu tenho que te dizer que se hoje em aprendi a mecher em alguma coisa de blog foi por que li e releio sempre que preciso os tutoriais do seu blog.
Eu não gosto muito de pedir ajuda, só quando é extremamente necessário, e dá para entender o cansasso que você sente ao receber todos os dias comentários de pessoas querendo que você faça o trabalho que eles tem que fazer por elas.

Eu admiro bastante seu trabalho, e fiquei mais admirada ainda pelo o fato de você ter aprendido tudo o que sabe na apenas fuçando pela a internet (mostrando que qualquer pode aprender também apenas procurando na internet).

Bem, parabéns pelo o seu trabalho, você é a minha idola rsrs

Gem@ disse...

Tienes toda la razón Ariane, postear, atender comentarios, mails requiere mucho tiempo y en tu caso también los templates.
Has sido muy clara y sincera.
Abrazos :)

Anônimo disse...

Às vezes é preciso "bater na mesa" para que as pessoas entendam o óbvio. Não basta ensinar a pescar, tem que dar o peixe, limpar, assar, mastigar...
Exigir que você faça por nós mais do que tem feito nos seus tutoriais super didáticos, é explorar o trabalho e o talento alheios.
Mas sabe o que gostei mais? Foi poder lhe conhecer melhor. Afinal, sou frequentadora fiel do TNB desde o ano passado, mas não sabia que nos parecíamos tanto.
Eu também sou uma “balzaca” com 30 anos, também tenho filhos (um casal de 10 e 8 anos - mais crescidinhos que seu bebê, né?) e também não tinha a menor intimidade com o computador até meados do ano passado, quando conheci seu blog e comecei a me aventurar no mundo dos códigos da web.
Montei meu template do jeito que queria e, se estou super feliz com o resultado, sem dúvidas devo isso a você e aos seus tutoriais.
Acredita que tomei gosto pela coisa e atualmente estou fazendo o site da instituição onde trabalho? Como sempre, aprendendo na porrada... Mas os amigos ficam surpresos com os resultados e, tenha certeza, sempre menciono você.
Assim que ficar pronto, te mando o link para que você possa ver como estou me saindo bem.

beijo rouge

Dani

M Beagá disse...

Parabéns,achei que você era bacharelada, doutorada, mestrada,(rsrsrs), adorei suas palavras, parabéns pelo blog muita coisa que preciso busco nele e também naõ tem me decepcionado.

ABC do Direito disse...

Poxa, estou sem palavras.. Arrebentou!
Primeiramente PA-RA-BÉNS! É muito difícil para uma pessoa que "não sabia ligar o computador" chegar no seu estágio (muito avançado por sinal!).
Sou um visitante assíduo do seu blog e procuro sempre esta vindo aqui para me manter atualizado e sanar minhas dúvidas, procuro em posts, tutoriais.. Utilizo até um template seu (Template Março).
Só tenho que dizer que assino embaixo de tudo que escreveu (botou para lá!), mas ainda vou ter uma cara (rs) de tirar duas dúvidas contigo à respeito do meu site.
Um abraço do Amigo.

Anônimo disse...

Oi...
Menina então antes de mais nada quero agradecer a paciência que teve comigo tempo atrás rsrs
Eu também quando comecei a mexer com blogs achava que customizar era mudar a imagem do cabeçalho e pronto rsrs.
logs como s seu tem me ensinado muito e muitas coisas a gente aprende "fuçando"..
Então não vi pedir e sim, agradecer...
Sucesso linda!

Beijos

Anônimo disse...

Esse tipo de folgado tem que ser extirpado, faz muito bem em adotar esta postura.

Eu começo lendo os comentários de baixo pra cima, se tiver link no final é vala. Se estiver fora do contexto: vala. Se fizer muito comentários no mesmo dia em vários artigos diferentes, com a nítida intenção de auto-promoção: vala. Se pedir parceria: advinha? Vala também...

As regras estão acima do formulário, mas quem não lê nem o post, muito menos as regras.

Fazer o que, com isso os comentários diminuíram consideravelmente no UsuárioCompulsivo. A qualidade deles em contra-partida tem aumentado.

Só tem um problema, isso cansa...

P.S.: O iceBreaker também faz personalizações por encomenda...

[]'s
Compulsivo

Dra Leandra Carneiro disse...

Nunca vi nada tão sensato na minha vida! Parabéns, Ariane!

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Assim como você eu conheci o mundo dos blogs e fiz meu primeiro. Fui me apaixonando, fui aprendendo e errando e acertando.Estou aprendendo a mexer nos códigos. Muito do que eu aprendi foi com você. Concordo totalmente com seu post, sendo que eu mesma jamais fiquei pentelhando para saber alguma coisa, sempre fui em busca, lendo e pesquisando.
Mesmo eu sendo absolutamente inexperiente em blogs encontro gente que me pergunta: Como coloco esse enfeite? E isso, como coloca? E por aí vai...
Caramba, eu não retiro créditos dos gadgets que adiciono, então vai lá no site e faz o seu, uai. Mas é mais cômodo que outro faça por você, é o que devem pensar.
Bem, era isso.
Seus tutoriais são muito claros e até eu consigo...
Obrigada por toda a ajuda que já encontrei aqui.
Beijos.

Elke di Barros disse...

Ah, ajuda aí, vai...KKKKKKKKKKKK

Naum entendi, me explica lá no meu blog !


Esse povo me mata ! Beijos fofa !

Anônimo disse...

Depois de ler este seu post só tenho de lhe agradecer por ter respondido ao e-mail em que perguntei como alterar a largura da lista de blogs. Sei que foi uma pergunta básica.

O "problema" foi que andei em todos os seus tutoriais mas esqueci-me de vir à página "Home" por isso não vi esse tutorial...

Mais uma vez, muito obrigado por toda a ajuda e um dia, um dia ainda hei-de conseguir fazer templates tão bons como os seus (não é fácil arranjar tempo com a faculdade mas hei-de conseguir) :)

Abraços!
Vitor Sá

Anônimo disse...

Amei o post! Realmente dá muita raiva dessas pessoas que perguntam, perguntam e nunca lêem nada! Eu sempre aprendi tudo sozinha também. Sem fazer 1 pergunta sequer! E eu aprendi muito com isso. Aprendi que eu não preciso ficar dependendo das pessoas pra começar algo que eu quero!

Amei o post e eu vou começar a vir sempre aqui no seu blog!

Zailda disse...

Adorei esse post, eu sou uma professora de 51 anos que há alguns anos nem sabia ligar um computador. Hoje tenho dezenas de blogs, grupos, redes e o escambau. E também foi fuçando e aprendendo. Mas não adianta muito, eu tenho um blog sobre aprendizado e nele ensino tintim-por-tintim com interpretar um texto e fazem cada pergunta: como faço para interpretar um texto? (leia a postagem) Me manda uns textos com resposta para eu interpretar? (clique no link onde sugiro um livro). E por aí vai. Eu sei que você pode até achar esse comentário inútil - e por isso não publicá-lo - mas saiba que você não está sozinha.
Antes que eu me esqueça, um dos locais onde eu encontro dicas e tutoriais é esse blog aqui, portanto MUITO OBRIGADA! Adoro seu trabalho.

jader resende disse...

Bronca braba, vigi nossa mãe, ta danada de retada e com razão, não te conheço e nem sei mexer com essa estrovenga mas li Tim Tim por Tim Tim e acredito no seu jeito de ser. Não liga não, tudo passa o que fica é o que você faz.
Um abraço
Jader Resende

Natalie Hiratsuka disse...

Nossa que otimo, antes houvera uma época que só existia pessoas comentando para se dar bem e absorver o conhecimento, sem comtribuir divulgar e/ou ajudar o METABLOG que ali forneceu o tutorial e as dicas...

Isso tem preocupado um bocado os blogueiros donos dos metablog's (blogs que ajudam a blogar) nos ultimos tempo surgiu as pessoas que são taxadas como "Parasitas", o tipico sang suga que só absorve e não oferece nada, nem ao menos avalia o trabalho do autor.

complemetando oque o cara logo ali em cima diste, eu tambem acharia legal voce fazer um FAQ, isso ajuda um bocado o pessoal que sempre vem com as mesmas perguntas o Interney tambem passaste por algo semelhante ao que vem ocorrendo nos blog hoje em dia, depois que fez o famoso FAQ (perguntas e duvidas frenquentes) o blog deu uma aliviada,

em Ariane que tal fazer?

***

Abraços,
William Apocalypse

Unknown disse...

Olha eu tenho que ti fala eu adoro fica ai fuçando pela net vendo altos blogs mais nunca pensei em fazer um pra mim quando tive a ideia eu sinceramente nao tinha ideia nem do que era um template mais basto eu encontra teu blog e abrir os braços pra felicidade muito obrigado ta ai uma blogueira de coração! {Desculpe pela falta de acentos pontuação ortograficos nao me dou com teclado de note i o meu e da suiça a pontuação e toda desconexa muito ruim...} BjãoO continue Assim e maravilhoso u que vc faz!

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Como eu gostaria de falar isso no meu local de trabalho!! Sou professora e a faz tudo na minha Escola!! As pessoas querem tudo pronto, é pura preguiça de aprender e fazer! Um dia ainda crio coragem e falo na lata como você!

Graças a suas excelentes e mastigadas dicas mudei a cara do meu blog e pretendo mudar mais vezes!

Abraços!

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Como eu gostaria de falar isso no meu local de trabalho!! Sou professora e a faz tudo na minha Escola!! As pessoas querem tudo pronto, é pura preguiça de aprender e fazer! Um dia ainda crio coragem e falo na lata como você!

Graças a suas excelentes e mastigadas dicas mudei a cara do meu blog e pretendo mudar mais vezes!

Abraços!

Adna Cunha disse...

Dito e bem dito!!!
Odeio esses tipos de comentários que realmente não ajudam em nada. Pai google existe, é só saber procurar.
gosto muito do seu blog os tutoriais são bem claros e os templetes lindos.
E em breve terem um templante exclusivo, COMO? simples estudando e treinando com o seu tutorial que ensina como montar e com as informações que acho no pai google.

Por enquanto me contento com o meu lindo templete, que sempre que posso incremento com algo mais que acho aqui...

Obrigada por todas as dicas...

PS: Sabe isso que vc faz com a informação é uma dos pilares que fez da internet o que ela é hoje, os primeiros caras que mexião com isso compartilhavam cada no9va informação e criavam encima das informações de outros... aprender e ensinar é isso...

bjos

Lucas disse...

Oii... Bem Dito.. E algumas coisas eu fazia.. Nem vou fazer mais..

:]

E você pode me ajudar numa coisa sobre comentários.. É que achu que esse comentario nao deveria estar aqui.. Mas vou postar aqui mesmo.. Qualquer coisa, vc pode apagar !!

Olhe os comentarios do meu blog..
http://oitavaacnec.blogspot.com/2009/09/meninas.html#comments

Eles sao feios.. A aparencia é feia.. O seu é tudo feito em quadradinhos, com a data embaixo e o nome em cima..

Mas eu nao gosto da aparencia do meu.. Queria um tipo o seu assim..
Como que eu faço ??

Obrigado!!!

Alex Mello disse...

Seu ponto de vista me parece fascinante... Mas temos que admitir que houve um certo "egoísmo" ... Penso que, se todos os blogueiros pensassem como você, não haveria mais informação para as perguntas que você tanto odeia responder. Mas isso não quer dizer que você tenha que responde-las! Não... Só quero dizer que ao pesquisarem na internet uma resposta para determinada pergunta, eles se depararam com seu blog. Mas como imagino que minha opinião deva ter pouco sentido aqui, quero apenas dizer que sua história de superação e busca por conhecimentos,é inspiradora.. =D . ah, e a propósito, antes que eu me esqueça: ÓTIMO BLOG. ;)

Ariane disse...

Alex você leu o texto todo? Egoismo? Onde egoismo se publico tudo o que sei, se divido toda informação que me chega, se compartilho tudo que aprendo? Se mais de uma vez afirmei no texto que me dá grande prazer compartilhar o pouco que sei? E quem disse que odeio responder perguntas? Por favor, dê uma olhada nos comentários de todos os tutoriais, desde o início deste blog e veja quantas perguntas respondi, além do que respondo diariamente através do formulário de contato. Eu não nego respostas - e acho que o texto é bastante claro - o que me nego, e tenho todo este direito, é servir a verdadeiros chupins que nada querem além do prato pronto. Basta ler o texto e verá que deixei isso bastante claro.

Chave Secreta disse...

Ai meu Deus,
Quando li isto me deu
um arrepio no coração.

Mas estás certa o Google é um Deus!

Tudo que sei hoje,
foi graças ao Google.

Hoje trabalho como autonomo
Na área de Informática.

Concerto computadores...

Tirei meu curso com diploma
no Google e foi barato: R$ 0 réis!

Armarinho São José disse...

Olá Ariane, postei um comentário sobre minha duvida de aumentar os marcadores, pq li todo o texto do tamplates e tbm todos os comentarios e não achei nenhum esclarecimento sobre minha duvida, pode ser que algumas pessoas tenham usados termos tecnicos que eu não conheço. Concordo com vc sobre pesquisar e adiquirir conhecimento de auto de data.
Agradeço sua disponibilidade de dividir o que vc sabe com o próximo.

Postar um comentário

Os comentários são moderados.