Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

29 julho 2008

Intense Debate Sistema de Comentarios


Hoje eu descobrí o site Intense Debate que disponibiliza gratuitamente um sistema de comentários que parece ser excelente. Eu estive testando em alguns blogs e ainda estou 'fuçando' todas as opções e posso dizer que é o mais interessante sistema de comentários que já encontrei até agora.

Para utilizar é fácil, basta cadastrar-se (e-mail e um login) e você pode utilizar o serviço imediatamente. Comece digitando a url do blog em que deseja instalar o sistema. Você será levado para a página de instalação, onde terá duas opções:


A primeira opção (Widget) é a instalação do código como um widget na sidebar. Para tanto, primeiro vá em Configurações (no painel do seu blog) ->Comentários e, como mostra a imagem abaixo, configure para que novas postagens não tenham comentários:


Salve a modificação.

Feito isto, deixe a opção 'All new posts' marcada (na página do Intense Debate) e clique em Add Intense Debate to my blog. Escolha o blog (se tiver mais de um em sua conta) que deve exibir o sistema e salve.

Na segunda opção de instalação, que eu não recomendo principalmente para iniciantes, consiste em fazer uma cópia do seu template (Baixar Modelo Completo), depois fazer o upload do seu template no site do Intense Debate e em seguida copiar o código, já com a modificação. Não recomendo este sistema por dois motivos:
  • O primeiro é tão simples que não tem por que complicar;
  • Existe o risco de não copiar o código do seu template completamente e dar erro ao tentar salvar.
Mas, vai de gosto...

O que o sistema oferece:

  • Gerenciamento total dos comentários: você pode moderar todos os comentários livremente, recebendo alertas por e-mail, como no Blogger.
  • Como em um fórum, você pode responder à um determinado comentário, com citação.
  • Você e seus leitores podem avaliar um comentário como negativo ou positivo e o comentarista soma pontos em seu perfil (como um karma negativo/positivo).
  • Estatísticas dos posts mais comentados
  • Possibilidade de comentar com OpenID
  • Possibilidade de adequar a aparência dos comentários ao layout do seu blog
  • Diversos Add -ons, como mostrar aos seus visitantes o número total de comentários no seu blog e de comentaristas, últimos comentários, Top 10 comentaristas, etc.
Estes são só alguns recursos que pude ver rapidamente, hoje.

Existe a possibilidade de importar e exportar comentários (uma versão beta) e eu importei os comentários de um dos blogs para ele mesmo (para não perder os comentários existentes). Como a página travou durante a transferência e eu fiquei insistindo, alguns comentários foram transferidos até 5 vezes repetidamente e outros sumiram. Preciso fazer novos testes.

Enfim, como contei no início da postagem, ainda estou xeretando as possibilidades e conforme descobrir mais coisas, posto aqui. O mesmo vale para vocês: agradeço comentários e dicas de quem se interessar em utilizar o sistema. De maneira geral ele me parece realmente excelente!

Artigos Relacionados

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu testei o sistema há uns 5 meses em meu blog, ficou muito lento depois de alguns comentários.
Voce precisa conhecer o Disqus, é ótimo, eu gostei, mas o pessoal do meu blog nao gostou.
Iara Alencar

Anônimo disse...

Virei leitora assídua do teu blog! É muito bom, parabéns!

Byers disse...

Legal esse post.

Tem um outro serviço de comentários que é show de bola.

http://www.haloscan.com/

Eu o usava muito...não é tão completo, mas é mais uma boa alternativa.

Josue disse...

Necesito ayuda con Work III(originalmente Mínima) blogger template de 08 Dezembro 2007, necesito saber como colocar un banner 480x60 en la derecha arriba en la cabezera. I just want to know how to insert a 480x60 banner in the top right header of Work 3 template.

Gracias, Thank you.

Anônimo disse...

Olha só Ariane.. visita internacional logo acima =]

Gostei deste programa... vou fazer testes também para ver se vai ficar lento como a Iara comentou. Se correr tudo bem vou aplicar no blog.

Byers, cuidado com Haloscan. Perdi todos (6) os comentários quando coloquei no meu blog. Fiquei com muita raiva e tirei de lá... rsrs

Valeu pela dica Ariane.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Olá Ariane,
gostaria de saber se esse sistema de comentários contempla o uso de Pergunta anti-spam em vez daquela imagem de letras disfarçadas (captcha), dado o público alvo do meu blog ser, essencialmente, constituído por pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela que não detetam essas letras.
Gostava que o meu blog fosse acessível a todos e não mais um local de info-exclusão como, infelizmente, ainda existe muito na web.

Abraço
Luís Melo

Unknown disse...

tentarei colocar esse widget em meu blog,se der certo depois te informo.maguillasan

Guilherme SanPer disse...

oi cara, eu fiz certo como mandou
mas acho que nao deu certo
pelo menos continua a msma coisa
da uma força ai
abraço

Lugirão disse...

Ariane, eu já fui em alguns blogs com Intense debate, e achei muito interessante, mas tem uma desvantagem, é muito lento, desestimula, já faz um tempinho que não uso, mas achei esse inconveniente desestimulante.

Brenissimo disse...

Bom dia.
Desculpe fazer um comentario off-topic, mas estou passando por maus pocados com o blogspot.
Fiz um post no dreamweaver e quando a postei no blogspot, a fonte ficou muito grande e nao consegui reduzi-la. Busquei no codigo, fuçei, mudei, mexi e nada...

Tenho alguma experiencia em programação html e css, mas nao sei mais o que fazer. Voce pode me dar uma força?
SEu post sobre fontes nao esta disponivel.

Eu importei um layout novo que chama "andreas08"...
talvez seja algum problema com variaveis... nao sei.

Aguardo retorno. (por favor!) :)

Anônimo disse...

Olá, estou visitando o blog pela primeira vez e fiquei impressionado com o quanto ele me ajudou.
Se não for pedir muito, gostaria de saber como alterar aquele ícone do Blogger que aparece na barra de endereços do navegador. Obrigado.

Ismael PVT disse...

Porque será que eu instalei esse comentários e não gostei? Achei que funcionava normalmente com um link a dizer comentar nos posts.

Danimar Lazaretti disse...

é bom, completo e bonito... mas tem um problema...meu blog não é superfamosopopularelegal como esse...na verdade, é outro estilo...

quando alguém comenta, o sistema simplesmente some...

EX: http://novidadesautomotivas.blogspot.com/2008/08/golf-europeu-flagrado-no-brasil.html

Não sei se vcs vão ver o Intense ali, eu, agora não estou vendo...porém, em qualquer outro post SEM COMENTÁRIOS ele funciona... ¬¬

P.S.:O template do meu blog tbm saiu daqui =]

Parabéns pelos blogs!
Abraços
Danimar

Unknown disse...

Olá...

Precisava de uma ajuda...Gostava de saber como por ex. quando se escreve um post coloca-se uma hiperligação por debaixo de uma frase,ou seja por ex. (Veja aqui o video e clicasse em cima e vai directamente para um video da youtube),espero que tenha feito entender e que me ajudem

e depois existe muitos templates interessantes,mas existe em quase todos eles um problema,não dá para mudar as cores aos nossos gostos,é possivel fazer alguma coisa em relação a isto??

Obrigado e aguardo a vossa resposta

Samuel disse...

Oi Ariane.
Não dá certo, quando clico aparece essa mensagem:

"Não foi possível concluir sua solicitação.
Foram encontrados os seguintes erros:
sectionId: O campo obrigatório não pode ficar em branco"

Eu fiz tudo certo eu acho, mas quando clico pra adicionar sempre dá erro com essa mensagem.

Me ajuda Ariane.

Ariane disse...

Samuel, me dá mais detalhes de como vc instalou, ok?

Postar um comentário

Os comentários são moderados.