Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

05 março 2008

Modelo de Postagem

Várias pessoas já me perguntaram como fazer para que um determinado elemento se repita em todas as postagens, como uma imagem, por exemplo, ou uma frase (do tipo: 'clique aqui para fazer sua encomenda ou entrar em contato'). Para isso, basta ir em Configurações->Formatação e, no final da página você encontrará o campo Modelo de Postagem. Alí deve ser inserido o código do que se deseja que apareça em todas as suas postagens. No exemplo da imagem 1 inserí o código para que uma imagem apareça à esquerda (com o texto contornando), em o tamanho reduzido e com um espaçamento entre a imagem e o texto.




O resultado é que, ao clicar em Criar Postagem, a imagem já irá aparecer da maneira que foi pré-definida.

No caso, se você deseja inserir uma frase com o e-mail de contato, basta seguir o modelo:

<div style="text-align: center;"><span style="color: rgb(204, 0, 0);" >Clique aqui para fazer sua encomenda!</span>
<a href="mailto:templatesnovoblogger@gmail.com">Encomendas</a></div>

Resultado:

De qualquer maneira, formate primeiro o que deseja exibir no próprio editor de postagens do blog (depois copie o código, clicando em Editar Html) ou em qualquer outro editor html.

É isso.

Artigos Relacionados

26 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Vim aqui agradecer por todo o carinho que você tem com esse blog, ao ajudar várias pessoas, como eu, a tornarem seus espaços mais personalizados e de fácil navegação.
Gostaria de comentar que modifiquei um template seu (Serena)para utilizar no meu novo blog, o BOA PHOTO (www.boaphoto.blogspot.com), mas deixei lá os devidos créditos. Todas as modificações que fiz foram com base nas coisas que você ensina aqui, e gostei bastante do resultado. Passa lá pra você ver depois.
Ainda está no comecinho, então não tem muitos artigos, mas em breve vai bombar! hehehe

beijos, e, mais uma vez, obrigada.

Little Thin Jones disse...

Olá.

Gostaria de pedir uma ajuda em relação a um template seu que estou usando. Estou tendo problemas na disposição da sidebar e na área de post.

No IE eles ficam normais. Mas como uso o Firefox, quando abro nele, a sidebar se desloca para a esquerda, fazendo com que a área dos posts vá para baixo dela. Veja:
http://thingames.blogspot.com/

Já mexi um pouco nos códigos do template e ainda não terminei de adicionar tudo que quero. Se puder me ajudar a corrigir essa falha, eu ficaria eternamente grato.

Agradeço desde já pelo excelente blog que vc tem, e que já me ajudou um bocado.

Alisson Pádua.
alissonpadua@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Ariane, eu de novo ;-)
Bom, nas minhas andanças por aí descobri mais uma coisa legal que vc pode colocar o tutorial aqui tb. Segue aí, traduzido do http://tips-for-new-bloggers.blogspot.com/

Adicionar elementos de página ao cabeçalho ou ao post:
Layout ==> Editar HTML
Procurar láá embaixo (deixar desmarcada a caixa de "Expandir modelos de widget") o código:

div id='header-wrapper'
b:section class='header' id='header' maxwidgets='1' showaddelement='no'


mudar para:
div id='header-wrapper'
b:section class='header' id='header' maxwidgets='3' showaddelement='yes'

Para os posts o procedimento é o mesmo, procurar o código:
div id='main-wrapper'
b:section class='main' id='main' showaddelement='no'

e mudar para:
div id='main-wrapper'
b:section class='main' id='main' showaddelement='yes'

Eu fiz num blog "experiência" e deu certinho. Dá pra brincar com a largura do elemento e a posição, mas isso eu deixo pra vc ensinar que é melhor professora do que eu! rs

Beijos!

Obs: Eu tirei os colchetes para meu comentário ser aceito.

Downloads Copyleft disse...

Olá, essa dica é muito útil, mas tem uma coisa que nunca aprendi. Como upar uma imagem para que no post ela fique média e se clicar nela ela abre em outra página com tamanho maior? O que acontece é que quando vc clica na imagem ela faz o download da imagem e não abre em outra página. Poderia explicar pra mim? Ou quem sabe até fazer um post sobre?!

Seu blog me serviu e serve muito ainda.

Abraços

Ariane disse...

suelen, muito obrigada por suas palavras. Todos os seus blogs são lindos! Abraços!


little, olhei o codigo fonte e vc modificou as medidas, por isso do problema.

Ariane disse...

rô, muito obrigada pela contribuição! Aí, já tá ficando fera, heim? Bjs!

Thiago, eu qdo clico nas imagens dos meus blogs, elas abrem em outra página...será q só eu vejo assim? Qdo vc clica em uma imagem aqui, tem q fazer o download??

Just Agility disse...

Ola Ariane

Desculpa estar a escrever neste post, mas nao encontro nenhum com este assunto ... e como estou desesperado !!!!

Quando estou no Esquema do blog, nao consigo ver todos os widgets !!! nem consigo ver o footer , nao sei o que se passa, ja tentei abrir noutro pc , mas o problema mantem-se . uso o Int Explorer.
Tens alguma dica para mim ??

Hugo
Portugal

Ariane disse...

just, nos ultimos dias o Firefox tava assim ai voltou ao normal...acho que é a vez do IE. Tente entrar pelo Firefox que tá ok. Isso deve ser coisa de incompatibilidade entre navegador/blogger, não sei...sei q pelo FF foi temporario...

Áurea disse...

Amore,
Tem selinho para você no Templates!
Bjks e bom findi para você!

Just Agility disse...

Ok, obrigado Ariane . Vou testar o Firefox.... e não desesperar . Eu não uso o Firefox, porque o menu horizontal fica estragado , isso é outro problema

Hugo

Áurea disse...

Querida Amiga,

Feliz Dia Internacional da Mulher!
Grande beijo no seu coração!

Downloads Copyleft disse...

Obrigado Ariane. Vc colocou sua magem pequena mas quando clica realmente ela abre em outra página. E melhor, abre maior. Existem três formas de fazer upload eu acho. Numa a imagem faz download quando clica. A outra forma fica como a sua. a outra vc clica e ela abre em outra página mas com a imagem do mesmo tamanho. O que eu que saber é como fazer o upload pra que a imagem fique média no post e quano clicar ela ficar gande em outra página como no seu exmplo neste post.

Obrigado

Ariane disse...

Tiago, falo por mim: eu não faço nada além de subir a imagem e publicar. Precisaria ver algum blog onde a imagem abre diferente ou seja necessario fazer o download para eu ver o codigo fonte e comparar as diferenças. Se puder me indicar algum blog assim, vou lá e vejo. Abraço!

Ariane disse...

Aurea, prá vc tbem linda! Bjs

Júlio César disse...

ariane olha adoro seus templates mas olha essa imagem e o final dela tbm leia.
vlw!

Ariane disse...

administrador, acabei de testar em outro blog: http://asdeespadas.blogspot.com/ e deu tudo certo. Retire preimerio todas as widgets do seu blog antes de baixar o novo template e qualquer coisa me dá um tok. abraço!

Vitinho disse...

Olá Ariane, sem dúvida grandes dicas e bons posts.
O Template original do meu blog, saíu daqui. Sou seu visitante assídio e nunca lhe tinha agradecido.
Pois...OBRIGADO.
Mais vale tarde que nunca, né?

Gostaria que aceitasse um prémio simbólico, que deixei no meu blog para você.
Continue o seu bom trabalho.
Um abraço.

Ariane disse...

vitinho, eu é que te agradeço por acreditar sempre nas minhas idéias; vc é um grande colaborador do Observatorio, sempre! Abraços e obrigada!

Anônimo disse...

Sobre o comentário do "Just". Esse problema também acontece comigo eventualmente.

Para resolver eu entro no modo de edição HTML do template e marco "Expandir modelos de Widgets" e retorno para a página de elementos do leiaute. Ai sim, consigo editá-los...

[]'s
Compulsivo

Welker Costa disse...

eu gistaria de por um conteudo de feed, tipo "leia tambem", ai as pessoas navegariam mais no site depois de ler a postagem, mais eu não sei onde encotra o script que mostra o conteudo feed, poderia alguem min ajudar?

SERGITO disse...

Olá Ariane tudo bem, estou começando agora neste lance de blog e gostaria da sua critica em relação ao meu blog, sei q tem muito ainda a fazer mais n entendo muita coisa, sera q da pra vc me dar seu FEEDBACK, obrigado desdeja
www.sergitoshow.blogspot.com

Thais disse...

oi estou começando um blog e nao sei muito bem como mexer nele queria saber como faço para colocar meus contedos por link de postagem ?? por exemplo quero colocar graficos em ponto cruz só que quero que eles sejam separador por tema com infantil,cozinha,flores..e assim vai sera que alguem pode me ajudar...valeu bjs Thais

Matheus Christ disse...

Ariane eu acompanho seu blog
e hoje eu vi esse (postar comentario)
qual o codico coloque o codico ai

Anônimo disse...

Oi Ariane, é um prazer conhecer este blog na qual tem me ajudado muitissimo, parabens a você e a todo o pessoal que aqui vem postando dicas de ajuda para blogeiros, muito obrigado, tchau!

stenival miranda disse...

Tudo bem Ariane eu já tinha feito o meu blog em 2006 perdi ele, e só agora conseguir recupera-lo estou colocando algumas coisas nele quero colocar downloads mas estou com um pouco de dificudades em termos de html, é preciso colocar códigos quando se coloca figuras?

Valéria Andrade Leal disse...

Olá!
Estou começando a fazer blog. Consegui pegar um template bem legal, mas quando faço a postagem o título fica embaixo do texto. Não entendo muito dos códigos e não consigo corrigir a falha. Gostaria de arrumar primeiro e como vi que vc deve ser muito boa nisso...
Desde já agradeço.

Postar um comentário

Os comentários são moderados.