Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

20 dezembro 2007

Haloscan no Blogger/Blogspot

Passei a manhã testando aqui no blog o sistema de comentários Haloscan (mas já retirei), que pode ser personalizado, exibe o IP de quem comenta (e permite o banimento de IP também), pode ser configurado para que você receba os comentários em seu e-mail e para que sejam moderados.

Para se cadastrar, acesse: Haloscan

  • Depois de ter efetuado seu cadastro, clique em Install, selecione Blogger/Blogspot (New Version) - se você está usando a nova versão do blogger, óbviamente. Na mesma página, deixe marcado o sistema de trackback ou desmarque, se não lhe interessar (sugiro que deixe marcado, pois é uma excelente maneira de divulgação do seu blog). Clique em Next.
  • Você pode conferir o vídeo que explica passo-a-passo como fazer a instalação do Haloscan no seu blog. Basicamente é isto:
Clique no link que está no primeiro parágrafo; uma nova janela se abrirá para você fazer o login no seu blog. Vá no blog escolhido para usar o sistema, clique em Modelo->Editar HTML e faça um backup do seu template (Baixar Modelo Completo). Feito isto, volte para a página do Haloscan e faça o upload do template que você acabou de baixar. Depois clique em Download New Template (o seu template já com o código do Haloscan será salvo no seu computador). Volte ao seu blog, em Editar HTML e clique em Arquivo. Procure no seu computador o template que baixou no Haloscan (ele terá o nome 'Upload this to Blogger'). Clique em Fazer Upload e pronto. Nenhuma widget será perdida neste processo, nem aparecerá mensagem alguma.

Depois de instalar o Haloscan, vá em Setting para fazer suas configurações e em Template para escolher um modelo e uma imagem para o formulário de comentários.(Sobre a imagem: crie uma imagem de até 400x400 e hospede em algum site, depois copie o link da imagem e coloque no local indicado por URL of your Image:)


É isso.

Artigos Relacionados

25 comentários:

Footballer Girl disse...

Olá Ariane!
Primeiro quero parabenizá-la por esta iniciativa maravilhosa de fazer um blogger com informações tão preciosas para os internautas que não possuem conhecimento sobre o assunto, mas desejam iniciar seu blog. Fiquei muito feliz de ter encontrado o seu blogger e com ctz irei ler muita coisa por aqui. O problema é que peguei um dos seus templates e não consigo utilizar a barra de navegação. No link que vc fez para explicar, eu não consegui entender isso: "entre o o endereço e < / a>, o nome do link, que aparecerá no template"
Eu não entendo qual o nome do link se ainda nem sei fazê-lo. Não sei como colocar fotos lá nesse link e queria muito que vc pudesse me ajudar. Irei deixar meu email e, por favor, se vc vir isso me explica, oks?
o email é: betorrone@hotmail.com
Desde já agradeço e parabenizo pela iniciativa. Desculpa o incômodo, mas queria muito conseguir com que os links funcionassem..
Beijos

Adriana disse...

Oi, Ariane!

Achei bom vc falar sobre isso. Essa semana eu instalei o Haloscan no meu blog, acho muito legal pelas opções que disponibiliza. Fiz tudo certo, mas depois de instalado percebi isso que vc falou, que a mudança faz perder todos os comentários que já existiam no blog, então desisti do haloscan e voltei ao normal. Gostaria de saber:

1: não existe uma forma de instalar o haloscan sem perder os comentários antigos?

2: Já vi em alguns blogs os dois sistemas de comentários funcionando ao mesmo tempo, o original do blogger e o haloscan. Como fazer isso? Para que serve na verdade? Será essa uma opção para não perder os comentários antigos?

Obrigada pela atenção!

Abraços...

Adriana

Ariane disse...

adriana, não tenho as respostas mas vou pesquisar. abraço

Ana disse...

Ariane,

Boa tarde.
Por que você retirou o haloscan?
Eu havia feito o mesmo, mas o desinstalei porque não dava para moderar comentários.
Obrigada.
Ana

Helen Fernanda disse...

Eu gostava do template clássico porque dava para usar os dois serviços de comentários ao mesmo tempo (Haloscan e Blogger). No template xml ainda não descobri como fazer isso.

Paz e bem!

JOTA ENE ✔ disse...

Ao contrário do vc diz a mudança NÃO faz perder todos os comentários que já existiam no blog!

Sei de 1 blog por ex. que tem os dois modelos, não sei é como se faz.

Estou aberto a sugestões. Obrigado

Abraço

Laís Ramos disse...

Oiii (:
Como faz esse 'backup'? rsrsrsrs

Anônimo disse...

adorei sua dica meu
parabéns pelo site

Scene Br. Oficial disse...

eu não consegui, aaaah! eu postei o haloscan, mas o blog parece que não aceita ta uma merda! desculpa o palavrão, mas eu estou desesperada meus fãs estão reclamando faz um semana alguém me ajuda T.T

Pauline disse...

Oi, Ariane!
Acabei de aplicar tua dica no meu bloguezinho. Mas sumiram os comentários anteriores, todinhos. Tudo bem, tô começando e eram poucos mesmo, mas que dá pena, dá. Apliquei outras dicas daqui lá, não agradeci antes, mas, muitíssimo obrigada pelas grandes dicas!

Winicyus Nolêto disse...

Olá

Que sistema de comentarios eh esse que vc usa atualmente?

Ariane disse...

winny, é o do proprio blogger

vocefazobrasil.com disse...

Oiii
Ariane,
Preciso saber qual é o tipo de comentário que mostra a imagem do perfil do usuário do google.
desde já agradeço a informação.
bjs...bye!!!

A Itinerante - Neiva disse...

Por favor, sabe me informar que tipo de template aceita haloscan? Porque tentei alguns que não aceitaram. Muito obrigada antencipadamente pela resposta.

Anônimo disse...

Olá! eu tenho uma pequena dúvida, pode parecer idiota..mas tudo bem..lá vai: A nova versão do blogger, que você refere na explicação dada ai em cima, é a versão de rascunho? ou seja Blogger in draft?? Desculpa a minha ignorância é que eu ainda sou inexperiente nisso...

Beijos e Abraços! :)

Ariane disse...

Fábio, eu me refiro a nova versão, já não tão nova, em xhtml (antes era em html).

Cristie® disse...

Olá, Ariane! Muito bom seu Blog e suas dicas.Tem me ajudado bastante.Não entendia nada sobre templates, Html e todo o resto...rs
Bem, nos últimos dias, graças a vc e a outros Blogs, aprendi muito.Instalei o template charcoal e já dei boas incrementadas nele, mas ainda fiquei com dois problemas, que sinceramente, não tenho a mínima idéia de como resolver.
1º- gostaria muito de uma imagem nova para o cabeçalho, achei um wallpaper lindo de 1024x768px, mas nem com reza brava, consigo fazer ele ficar com 1000x116.Distorce e achata...
2º- Adoro o Haloscan e aprendi direitinho, aqui no seu cantinho, como instala-lo...Mas na hora de visualizar, cadê? aparece o sistema de comentários tradicional do blogger.Creio que deve estar embutido no modelo.Não é possível...Humpf!!!
Please, Ariane! Percebi que tu entende bastante sobre o que escreve.Tenha piedade rs
Meu email...(cristie.cultspace@globo.com)
Beijos e Muito obrigada

•--†ÜGŧ--• disse...

Olá! Gostaria de saber, como faço pra desisnaalar o halosacan do meu blog?

desde já Obrigado pela atenção!!

Unknown disse...

Ariane, eu sei que parece bem noob, e é, mas eu num to conseguindo acha onde se cadastra, pq eu clico em REGISTER FOR FREE mas aparece uma página que num tem nada de cadastro.

Lilian disse...

Olá Arine tudo bom?

Eu tenho haloscan instalado no meu blog à alguns meses, mas ele tá com problema desde sempre, fica aculuando os comentários, tipo todos os meus posts tem todos os comentários. ._.
E tipo, eu uso a versão antiga do blogger aí acho q isso dificulta um pouco também, mas ainda assim, gostaria de saber se você tem alguma idéia do que eu posso fazer. Já pedi ajuda pra Deus e o mundo, mas ninguém sabe. :/

Agradeço desde já.

Jogosaki disse...

Esse tutorial não funciona mais,pois o Haloscan não da mais suporte para cadastro,e sim para um novo sistema de comments feito pela JSkit.
Se fizerem um tuto sobre esse novo sistema iria ser muito bom
T_T

Ana Paula disse...

Olá Ariane!

Você sabe me dizer o porquê que toda vez ao fazer um comentário, com o uso do Haloscan ou não, a gente recebe a mensagem: "Não foi possível processar sua solicitação. Tente novamente."?
Aí somos obrigados a clicar novamente em "Postar comentário".

Tem como consertar isso? Como faço?

Desde já muuuuuuuuito obrigada!
Um Beijão!

Angel Purple® disse...

Olá, também não consigo me registrar aparece um link nada a ver e não consigo de jeito nenhum. Alguém me ajuda?

Anônimo disse...

Olá Ariane,

Do jeito que você explica aqui, parece muito simples a instalação.

Eu não sei o que aconteceu tempos atrás quando o instalei, pois desapareceram as sidebars do blog. Daí fiquei em dúvida: como saber se uso o novo ou o velho Blogger?

Outra dúvida que tenho é por que não aparece o código HTML na janela de inclusão de postagens?

Fico no aguardo de sua resposta.

Bom fim de semana.

tatha disse...

olaaa ariane eu não consigo me registrar mas ja descobri pelos coments q é pq : o Haloscan não da mais suporte para cadastro,e sim para um novo sistema de comments feito pela JSkit.gostria de saber se vc tem conhecimento desse novo sistema.

Se fizerem um tuto sobre esse novo sistema iria ser muito bom.[+1]

Postar um comentário

Os comentários são moderados.