Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

25 junho 2009

Retirar os ícones de edição rápida

A Juliana do Dicas Blogger tocou no assunto e então percebi que havia algo errado quando recebi emails do Blogger, como se eu tivesse solicitado uma nova senha. Imediatamente fiz algumas mudanças para me proteger e depois de ler o post da Juliana decidi retirar todos os ícones de edição rápida dos meus blogs. O que está acontecendo é que o ícone da ferramenta que aparece junto a cada widget que se coloca no blog, e que deve ser visível apenas para o administrador, algumas vezes está aparecendo para os leitores também. Nem todos os blogs estão sendo afetados com o problema e ainda o Blogger não tomou providências para sanar o problema.

De qualquer maneira, muitas pessoas não gostam da ferramenta e me perguntam se há um meio de retirá-las do template e aqui vai a dica de como fazer:


Clique em Expandir Modelo de Widget, procure pelo seguinte trecho de código e o apague:

<b:include name='quickedit'/>

Este código deve se repetir tantos forem os widgets que você tenha na página. Use o Ctrl+F para encontrar com maior facilidade.


Recomendo que leiam o post da Juliana sobre o assunto

Este post foi editado em 03/08/09. A recomendação que havia de esconder os ícones com CSS foi retirada, pois interferia com outros ícones necessários. Se você aplicou o código no CSS para esconder os ícones, por favor apague e aplique o procedimento acima.

Artigos Relacionados

43 comentários:

FiliPêra disse...

Muitíssimo obrigado. Ver aquele ícone do trabalho, onde nem logar posso por causa da rede estava me causando desconforto!

Anônimo disse...

Muito bom Ariane, eu fiz um pouquinho diferente, é mais complicadinho mas da o mesmo resultado.
Não fui afetado por esse bug, mas resolvi aderir a essa solução antes de algo realmente ruim acontecer.

Parabéns pela dica e pela agilidade.

Luan Felipe.

Fraude Urnas Eletrônicas disse...

Ariane,
Considerando que a primeira opção iria contribuir na exclusão de várias linhas do template, optei por ela. Deu tudo certinho!
Sempre tento encontrar linhas desnecessárias, objetivando uma tentativa de diminuir o tempo de carregamento do site.
Abraços,

Anônimo disse...

Valeu Ariane!
Meu blog não foi efetado. Mas, já fiz o que você indicou.
Obrigada pela dica.

Abraço.

.::.Susy.::.

Anônimo disse...

Valeu,
Segui suas orientações e deu tudo certo.
Grata por compartilhar

Renatiano disse...

parabéns pelo blog. mto bom! sou novato e tenho vindo bastante aqui :P
abs

Luiz Otávio disse...

Gosto muito do seu blog... continue sempre assim.. to començando agora e to aprendendo muito aqui... obrigado...

Anônimo disse...

Aryane, valeu mesmo! Tbm havia lido o post da Juliana e realmente fiquei preocupada. Agora vou seguir essa sua dica e tentar proteger meus blogs. Bj.

Unknown disse...

Agora sim ! =] parece até que adivinhou meus pensamentos, exatamente o que procurava. Obrigado...

Anônimo disse...

Ariane, outro ícone além do envelope ficou oculto tbm, o da lixeira p deletar comentários. Isso não pode faltar. Vc é esperta. O lance p reaparecer a lixeira é semelhante a do envelope. Avisa a galera.
Obrigada. Bj.

Anônimo disse...

Tu é o "cara" Ariane, vlw ai.

Forte abraço:)

Anônimo disse...

Em meu blog não está surgindo este problema.
Pelo menos ainda!
Por isso, não custa prevenir.

Anônimo disse...

Ariane,

Parabéns pelo blog, estou catando as dicas e personalizando o meu.
Também fui vítima do tal e-mail, embora não tenha percebido o aparecimento dos icones.
Segui o primeiro método, por ser mais prático, os danadinhos somem mas reaparecem a cada vez que edito a página ou acrescento novo gadget, ufa!

Sucesso e continue compartilhando seus conhecimentos, nós agradecemos.

Abraços,

Amara Pedrosa

Anônimo disse...

O meu blog não veio a ter este problema (até me espantei quando vi a Juliana Sardinha comentando sobre o erro no blog dela), mas de qualquer maneira, previnir é melhor que remediar, e resolvi ocultar os icones lá.

Um abraço Ariane-Sama

Rafhaelbass disse...

Nunca usei esse ícone, sempre desabilitei, ainda bem rsrsrs

» Daniel Ikeda « disse...

Obs.: Irá ficar sem os links de Quickedit na visualização do blogger, há alguns templates como o meu antigo, tinha um único widget que editava apenas clicando em "Visualizar Blog", ou seja necessitava do quickedit, fiquem cientes de que irão perder a função Quickedit temporariamente, ou até retornarem o código CSS ao normal, mas se forem fazer o tutorial de nossa amiga sugiro que façam a mod se necessário, no CSS e não apaguem os trechos do Quickedit ou salvem seu modelo antes de executar qualquer modificação.

O Quickedit foi criado para auxiliar no desenvolvimento da página, de uma forma ou de outra ele irá aparecer(desde que não tenham feito a mod) salvando a página e carregando a no modo off-line.

Anônimo disse...

::: Não tive esse problema, mas havia muito tempo que procurava uma solução para tirar aqueles ícones de edição rápida! Valeu mesmo pela dica!

Jaqueline Amorim disse...

Ariane linda!!!! Que saudades!!! Ainda bem que meu blog não deu este erro, estou tão sem tempo para nada que agradeço essas ajudinhas que caem do céu para meu blog ficar em ordem enquanto estou afastada. Por falar em blog, o seu tá um luxo!!! Amei o template! Beijos e boa semana para você!!!

Anônimo disse...

Olá, estou realizando uma promoção. Caso tiver interesse em participar, dê uma passadinha.

Obrigada e tenha uma ótima semana!

Ariane disse...

Daniel, não conheço um widget que só possa ser editado no modo Visualizar e seria bom ilustrar aqui para ajudar o pessoal. Quanto a este trecho do seu comentário:
O Quickedit foi criado para auxiliar no desenvolvimento da página, de uma forma ou de outra ele irá aparecer(desde que não tenham feito a mod) salvando a página e carregando a no modo off-line.
realmente não entendi, pois desde que a modificação não seja feita, aparecerá de qualquer maneira, não?
Talvez isto de retirar os ícones não previna nada de forma efetiva, mas de qualquer maneira fica a dica, pois sei que muitas vezes atrapalham na visualização de mudanças que fazemos no layout (por exemplo, quando determinamos um tamanho para a imagem de um widget, o ícone fica enorme). Eu não uso nos meus blogs e não tive problemas até agora, mas agradeço mesmo qualquer colaboração sobre este e outros assuntos. Toda informação é bem-vinda e não hesito em editar ou mesmo retirar um texto que possa estar confundindo mais do que ajudando.
abraços!

Anônimo disse...

Ariane, eu estou interessado em criar meu próprio blog. Vai ser pessoal, já sei mais ou menos o que escrever, mas não consigo achar um bom título pra ele... Já li sobre um portal que escolhe o título do seu blog/site por você, mas é internacional. Sabe de algum portal nacional que faça isso também? Vai ser de grande ajuda ^^
Mto obrigado

V. disse...

Ariane. No meu blog não tem esse trecho:
< b:include name='quickedit'/ >

Eu simplismente pulo essa parte e vou para as outras ou tem alguma coisa aí?

Coloquei o código com o "< b" e o "/ >" separado porque apareceu isso:
Seu HTML não pode ser aceito: Tag is not allowed: < b:include name='quickedit'/ >

V. disse...

Só coloquei a dica 1, a dica 2 afetou o visual do meu blog... Então tirei as modificações dela..

Rita disse...

Ariane,
estou experimentando alguns templates até me decidir pelo definitivo para meu blog. Por ora, optei pelo Idea, mas não consigo editar os títulos da barra lateral. O que é chamado de título em FONTES E CORES refere-se, na verdade, a outros itens da barra, como os números que indicam quantas postagens há em cada mês, etc. Então após fazer minhas edições, a fonte de "QUEM SOU EU", "ARQUIVO", etc. destoam totalmente, são brancas, enormes. E não consigo editá-las. Poderia me ajudar? Grata pela atenção, Rita

Luis Henrique disse...

Ariane,queria saber como você coloca na barra de um gadgat uma imagem?

por exemplo no arquivo do blog.

agradeço desde ja!!

FiliPêra disse...

Ariane, uma pequena dúvida surgiu. Là no Nerds Somos Nozes, não moderamos comentários, deixamos para apagar algum depois. Como os ícones de edição rápida do blog estavam aparecendo em pessoas não logadas, usei o "display:none" e funcionou perfeitamente. O problema é que a "lixeirinha" que aparece ao lado dos comentários, dando a possibilidade de apaga-los sumiu junto. Tem como traze-la de volta, ou existe outra forma de apagar comentários indesejados depois que eles são publicados?

Muito obrigado!

FiliPêra disse...

Me desculpe. Não havia lido que já tinham perguntado isso! :(

Ariane disse...

FiliPêra, andei mexendo aqui e consegui fazer funcionar o ícone da lixeira nos comentários, mesmo usando o CSS para apagar os ícones. procure o seguinte trecho:
<b:includable id='commentDeleteIcon' var='comment'>
<span expr:class='&quot;item-control &quot; + data:comment.adminClass'>
<a expr:href='data:comment.deleteUrl' expr:title='data:top.deleteCommentMsg'>

apague onde está item-control, só o item-control, mais nada. comigo pelo menos funcionou mas se der algum problema, é só recolocar no mesmo lugar.

Anônimo disse...

Prezada Ariane, fiz o procedimento que você indicou para retornar a lixeira de excluir comentários, porém, mesmo assim ela ainda não apareceu, qualquer novidade sobre isso poste aqui para nós.

Ariane disse...

tutorunopar, aqui nos meus testes funcionou direito, mas se no seu template não funciona, sugiro que retire o código CSS e siga o procedimento de apagar o código que torna o ícone visível de cada um dos widgets. Com este procedimento não há interferência sobre os outros ícones de edição.

Anônimo disse...

Muito obrigada!
Estava louca a procura dessa dica
Bjoos!

TutorUnopar disse...

Ariane, o problema foi que usei os 2 procedimentos, agora me lasquei.

Ariane disse...

TutorUnopar basta então retirar o código CSS e a lixeira reaparece.

Anônimo disse...

Ótima dica!
valeeeeu

Rezinh@CDesigns disse...

oi,,sou nova neste mundo dos bolgs e estou sozinha aprendendo,,,,obrigada pela dica!

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir ao Tutorunopar, se estiver seguindo a dica por causa do problema da exclusão de comentários, que também aconteceu comigo e com o amigo FiliPêra, que verifique o seguinte:

Logado no Blogger, verifique no menu "Configurações", na aba "básico" se o a opção "Mostrar Edição rápida em seu blog?" está marcada como "Sim".

Abraços,

» Daniel Ikeda « disse...

[reply] Vendo por esta maneira Ariane, é verdade (layout desastre), mas quanto a segurança, se apenas visualizar o código fonte encontrará os ids do blog/editor no topo., quanto ao salvamento de página e carregamento off, disse que se salvar (CTRL+S) e visualizar a página salva aparecerá o quickedit, eu não desabilito, pois não tenho problemas com ele, mas para os editores novos e/ou inexperientes utilizem as dicas da nossa amiga Ariane =)

Rede cerebral disse...

Alguem poderia me ajudar???
Sempre que removo o código e salvo, quando vou visualizar, os botões de edição rápida estão lá novamente!!!

Como faço para remover os botões que não saem???
http://redecerebral.blogspot.com/

Carol Justo disse...

exclui os botõe e edição rápida, mas agora ñ consigo editar mais nada q já existia, não consigo excluir nada!

o q faço?

obrigada.
carol.

Vivian Alves disse...

Muito obrigada Ariane, isso nunca aconteceu comigo, mas é melhor eu me prevenir né.
Bj

Ingrid Sena disse...

Olá... Segui seus passos e deu super certo...

porém há 2 quickedit que eu entro no código, excluo, salvo e quando vou visualisar ele volta ¬¬*

meu blog é: http://umdiasem.blogspot.com/

o quickedit que não sai é o do widget seguidores (do google) e no final do blog onde ficam os créditos... =//

Obrigada, e parabéns pelas dicas!
Bjs

lais disse...

Há 2 quickedit que eu entro no código, excluo, salvo e quando vou visualisar ele volta o quickedit que não sai é o do widget seguidores (do google) e no final do blog onde ficam os créditos... =//

¬¬*

Anônimo disse...

Obrigadaaa resolveu meu problema!! Bjs fica com Deus.

Bekinha

Postar um comentário

Os comentários são moderados.