Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

06 janeiro 2009

Quer aprender a converter um tema wordpress para o blogger ?

Algumas pessoas me perguntam como faço para converter um tema do Wordpress para o Blogger e cheguei mesmo a prometer um tutorial a respeito. A verdade é que não sei como preparar este tutorial, por que não há uma maneira automática de fazer a conversão (não que eu saiba) e tudo que eu faço é uma correspondência entre as div's e classes do Wordpress com as do Blogger. Penso que quem conhece CSS e HTML não vê nenhuma dificuldade em encontrar meios de fazer a conversão.

Mas, de qualquer maneira, para quem deseja aprender sobre o assunto, pensei em colocar um vídeo, só não sei se será suficiente. Acredito que ficaria muito longo e não sei se teriam interesse em assistir. Teriam? Pensei até em criar  um grupo para transmitir informações, mas também não sei de que maneira entraria em contato com o grupo.

Como tenho interesse em ensinar, mas não sei ainda como, abro o espaço dos comentários para saber quantos tem interesse sobre o assunto e para que me passem sugestões de como transmitir as informações para vocês. Fico aguardando.

Obs: é necessário que você tenha pelo menos um conhecimento básico de CSS e HTML. Também já adianto que é algo trabalhoso, até mesmo cansativo, por isso, deixe seu nome se você realmente tiver interesse em aprender, ok?

Artigos Relacionados

74 comentários:

Gaming Xtreme disse...

olá ariane eu tenho muito interesse pois acho poucos templates para o blogger ! tenho conhecimento médio em Html e css !!

Tr - Design disse...

Olá ariane gostaria tbm de aprender a converter os templates. Mas aproveitando a deixa gostaria se possivel vc me ajudasse numa coisinha:É o seguinte eu estou querendo colocar uma imagem rollover numa postagem minha no meu blog, para que as pessoas vejam o antes e o depois, porem ja tentei varios tipos de codigos css ,javascript etc, porem nao consigo. Se vc souber ou puder me ajudar eu agradeço pois ja estou quaze desistindo estou a procura disso a tres dias. Se esse nao for o lugar certo de fazer essa pergunta me desculpe! Ate mais e espero resposta. Ah parabens pelo blog!!!!

csspadroes disse...

Interesse acho que há e muito. O problema é que o pessoal está acostumado a copiar e colar e nem sabe realmente o que está acontecendo no código. Minha sugestão é que você escreva vários tutoriais. Primeiro ensina a pessoa indentificar o Header no WordPress e a converte-lo e vai dissecando o código. Assim, lógico, que vai dar um puta trabalho, mas terá artigo para o ano de 2009 inteiro.

piratasdaprotasio disse...

Acho a ideia ótima! Tenho interesse em aprender e sou autodidata em HTML e CSS. Não sei qual seria o melhor método, mas estou disposta e muito afim!!!
Abraço,

Pat Anzanello

omundodegantes disse...

Ariane

Tenhu bom conhecimento em html/css (aplicados em meu blog, que estou customizando) e estou interessado em aprender mais. Converter wordpress para blogger é uma ótima oportunidade ^^ ...

Ajudo no que precisar (e estiver ao meu alcance)

Diogo Andrade disse...

Oi Ariane! Também estou bastante interessado em aprender. Meus conhecimentos de CSS e HTML são bem superficiais mas não me impedirão de acompanhar. Minha sugestão é um fórum de discussão ou um blog paralelo ao seu, onde você pudesse ir postando os códigos, textos e videos do tutorial sem correria - assim não ficaria tão pesado prá você. Outra sugestão é a abertura de um espaço para publicação dos templates criados pelos participantes aqui no seu blog - seria uma boa forma de incentivar ainda mais a criação e o aprendizado.
Enfim, faltam alguns ajustes nessas sugestões mas tomara que sejam úteis.
Rolando ou não o tuto, quero dizer que este blog já tem me ajudado bastante e já se encontra devidamente assinado, subscrito, alimentado e favoritado!

usuariocompulsivo disse...

Tenho certeza que o pessoal do grupo de discussão Blogspot Brasil tem interesse, se quiser utilizar o espaço, está a disposição.

[]'s
Compulsivo

bypoesia disse...

Tenho interesse sim tenho algum conhecimento em HTML e CSS e gostaria de aprender uma dica se você fizer videos tutoriais por etapas seria vivavel porque até então customizar um template do proprio blogqer da trabalho e tem que ser feito por etapas o mesmo é converter do Worpress para blogger valeu, aparoveitando esse comentário para dizer do exelente vídeo o segundo feito adorei muito bom assim tirei muitas duvidas e tenho certeza que todos tiraram suas duvidas muito bom mesmo agradeço abraços.

livreafluencia disse...

Presente e atento... sôra!

Ariane disse...

Diogo, adorei a sua idéia de expor os templates criados pelos participantes. Já me deu outras idéias...

Compulsivo, agradeço muito mesmo.

Vamos ver quantos mais tem interesse.

Gaming Xtreme disse...

ariane como posso colocar imagens nos links postagens mais antigas como estão nos seus abaixo de comentários ?

Fernando Kobaia disse...

Opa, eu tambem tenho interesse, o meu interesse maior seria converde do blogger para wordpress, pq tenho um blogger e estava pensando em transferir para Wp. Mas é mto util aprender converter de Wordpress > Blogger.
Tenho um conhecimento médio de html, e quase nulo de css :S

Cecilia Helena disse...

Olá, acompanho seu blog ha algum tempo e tenho aprendido muito com suas dicas, achei a idéia do vídeo legal e eficiente, assim como a do fórum de discussão onde poderíamos aprender uns com os erros dos outros, ah e claro . também estou super, hiper interessada em aprender a conversão e acredito que meus conhecimentos em html e css dão pro gasto, aproveito pra agradecer toda a ajuda que vc tem disponibilizado pra todos nóe "fuçadores internaúticos", um grande beijo e um ano novo cheio de realizações pra vc.

Red Foot disse...

interesse realmente há... talvez um video com pequenas etapas e exemplos...

J. Neto disse...

Ariane
Tenho muito interesse em aprender.
E acho que em video fica legal pois adianta para a turma que tem tempo curto como eu (e trabalha).

Aproveito para dizer que você é meu voto certo no BBB.
Já fui lá e mandei bala :)

[]'s

Mariposo-L disse...

Oi Ariane, eu gostaria de aprender :)

BaixeDownloads disse...

Olá eu Gostaria muito de aprender!

Fernanda Maria disse...

Olá,
Você ganhou o Prêmio Dardos através do blog
Caminhando Entre Dois Mundos
Passe no blog para ver como proceder !
http://caminhandoentredoismundos.blogspot.com/

Mary Jo disse...

Oi Ariane! Quero lhe parabenizar pelo blog maaaaraaavilhosooo...
Andei "fuçando-o" e encontrei cada dica, cada link... mt bom!!!
Estou ingressando agora nesse mundinho dos blog e através desse blog me apaixonei pelas incontáveis possibilidades de personalização e cia!!

Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Bjinhos!

*Mascote* disse...

Eu tenho mt interesse em aprender e tenho algum conhecimento de html e ccs!!

O video n parece mau de todo!!

Bjinhus*

!!! disse...

eu quero!

tenho conhecimento muito avançado em html e css, ja te converti um mais era basico.

{_____\JuNiOr/_____} disse...

oi, nao achei outra maneira de contatar voce por isso este comentário
gosto muito do blogm ja coloquei várias coisas no meu blog
porem nao estou conseguindo colocar o hack de leia mais no meu blog.
ele NÃO tem estas tags no template:

div class='post-body'
p data:post.body/ /p
(removi os sinais de < )
tento procurar e nara, os modelos de widgets estao expandidos mais nada
ajudem-me por favor!
leonald@hotmail.com
leonald_2006@yahoo.com.br
leufrasiojunior@gmail.com
vlw a todos!

Claudinha disse...

Olá!
Venho seguindo e aprendendo muito com você! Obrigada!
Eu gostaria muito de aprender, sou, digamos, uma curiosa em termos de HTML e css. Tô dentro!
Beijos!

filmespravc.com disse...

Admiro sua atitude de querer ajudar, conheço muito bem HTML, só que CSS só tenho algumas noções básicas. Gostaria se for possível, aprender com você.

K. B. Croft disse...

Ariane, socorro...

Como eu sei que você tem que aceitar o comentário antes dele vir para cá, eu sei que vai ler isso. Peço desculpas por usar esse post que está exclusivamente para o assunto do WP, mas eu não sei mais o que fazer, já rodei o código html inteiro e nada de achar a solução...

Peguei o seu template das colunas, teve aquele pequeno problema da hack leia mais, que já contei aqui e já arrumei, mas o problema começou quando eu fui colocar uma imagem mapeada em baixo da imagem do header. Apareceu uma espécie de borda transparente entre a imagem mapeada e as postagens e side bar e entre as postagens e a side bar também apareceu a bendita borda, essas colunas não ficaram todas juntinhas como no meu outro blog que ficou uma coisa só (banner+postagens+sidebar), efeito que queria dar nesse blog também. Mas o problema se complica quando eu tento aumentar o tamanho da sidebar para que pelo menos a distância entre ela e as postagens fique a mesma da imagem mapeada, só que aí, na aba "elementos de página" a side bar desde por falta de espaço, mas aqui continua a aparecer normal, mas se for num computador de resolução menor a side bar desce como no "elemento de página"...

Ai Meu Deus, fiz uma bagunça, nem eu entendi o que escrevi aqui em cima... RESUMINDO: Me ajude a tirar essas bordas invisíveis e que tudo fique juntinho, por favor? Por favor, mesmo!! Não sei mais o que fazer...

Meu e-mail, é (para você não ter que responder aqui e postar minha enorme carta): dinastiacroft@gmai.com; o blog é o "Bela Beleza"... Você pode encontrar no meu perfil do google... Me ajuda...

Administrador disse...

Olá Ariane,
também me interesso em aprender a fazer essa conversão. E-mail e MSN para contato: baixarsoft@hotmail.com

Parabéns pelo blog, está ótimo!

Ariane disse...

K.B.Croft, uma maneira de eliminar todos estes espaços é colocar o background q vc está usando em Outer-wrapper. Isto vai preencher todas estas lacunas, entre o menu e as colunas e entre as colunas, sem precisar mexer com as larguras.

fazzendoarte disse...

Kenedy

Olá, tambem tenho muito interesse em conhecer este metodo pois achei um tema que gostei bastante do wordpress mas nao achei ele para blogger
gostaria de aprender

www.fazzendoarte.blogspot.com

K. B. Croft disse...

Seja Louvada!!!

Amém!!! Deu certo!!!

Muitíssimo obrigado, Ariane!!

DanieL Moreno disse...

Fiz mudanças bem básicas no meu blog, mas tenho noções bem bacanas de como mexer com os códigos. Em suma: estou interessado em saber sim as suas dicas e instruções.

templatesparavoce disse...

Ei Ariane,

Vim deixar um olá de amiga!
Muito legal sua iniciativa de ensinar a conversão dos templates do wordpress. Lembra que uma vez eu estava tentando converter um e até mandei para você?
Vou ficar atenta as suas aulas para conseguir terminar de convertê-lo!
Grande abraço e tenha um ótimo fim de semana!
Bjks,

GPW disse...

Ola ariane, eu queria te pedi, pra por o link do download do Template Clean...
http://comufas.blogspot.com/
eu ja tinha visto ele akii.
mais eu fui procurar e diz que nao existe mais, eu queria mto ele...
Ce vc pode postar ele....
e prabens pelo blog, mto bom...

Willian Araújo disse...

gostaria de saber como fazer isso também Ariane, agradeço se colocar o video, beijos

Builo disse...

Estou muito muito muito interessado:) bela ideia

Palavras de Osho disse...

Criaram uma maneira automática de fazer a conversão:
http://wordpress2blogger.appspot.com/

Abs,
Murilo
http://palavrasdeosho.blogspot.com/

Ariane disse...

palavras de osho, pelo q entendi, dá para converter os arquivos do wordpress para o blogger - posts e comentarios.

fer.alfaya disse...

Ariane, acho que a idéia é ótima. Fico no aguardo.

Eduardo Sérgio F. de Castro disse...

A idéia é muito boa, ariane. Fico no aguardo.

Eduardo Sérgio F. de Castro disse...

A idéia é muito boa, ariane. Fico no aguardo.

Rodrigo disse...

Muiiiiitoooo bommmm

Coloca ai ;)

Carlos disse...

oi Ariane, gostaria de falar que você faz um trabalho muito legal com o blogger, esse negócio de customizar e talz. Então, baixei um template aqui o Rs-10, e bem ali em baixo tem o "this blog is Proudly Powered by Wordpress", posso tirar aquilo? Obrigado

Rossana disse...

Oiii, tem um selo pra vc la no meu blog !! Passa lá pra pegar
http://blogdaroo.blogspot.com

beijosss

cashnaweb.com disse...

Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo blog, estou começando agora a montar um e o seu já está me dando a maior força. Tenho conhecimento em CSS e HTML, já dei uma olhada em alguns templates, porém decidi ficar com o blogger ainda... Estou muito interessado nesse seu treinamento!!

Leonardo Botelho disse...

Olá Ariane. Peço que disponibilize esta vídeo-aula pois quero migrar para o Blogspot e com estava acostumado a usar o WordPress gostaria de deixá-lo meu blog semelhante.

Ryan Marques disse...

Oi Ariane tudo bom? Eu sempre tive vontade de participar da blogosfera e já tem um bom tempo que vejo o seu trabalho e admiro muito! Mas a verdade é que eu estou com um probleminha e gostaria que vc me desse uma ajudinha, uma luz.

É o seguinte, achei esse template ( http://www.falconhive.com/2008/12/blogger-template-zinmag-remedy.html ) que saiu há pouco tempo, mas eu achei muito bom pelas suas funcionalidades... ele só tem um problema, só aparece no formato de revista com posts resumidos! Eu sei que tem como colocar de volta as postagens na página principal, mas não sei como!

Bem que vc poderia tipo, dar uma modificada no template, podia fazer dele um post! E de quebra, resolveria a minha dúvida! :)

Não quero parecer abusado nem nada, é que eu estou desesperado mesmo...espero que vc não deixe um admirador do seu trabalho na mão...um grande bj! Ryan!

Henrique disse...

Tenho muito interesse em aprender, fico no aguardo de mais novidades sobre o assunto;-)

Paulo Roberto disse...

Olá Ariane, gostaria de saber, se é possível reduzir o número de postagens das páginas internas do blog. Tipo assim, quando você, coloca marcadores "A,B,C,D", e o marcador "A" tem por exemplo 80 postagens. Quando você clica no marcador, o blog mostra as postagens da página interna de 20 em 20. O que eu quero fazer, é deixar as páginas internas mostrando somente 10 postagens. Só preciso de uma dica rápida. Desde já agradeço a sua atenção. Meu e-mail é: paulorobertoax@hotmail.com ou você pode deixar recado no Portal Terra Brasil.
Abraços.

htmhelen.com disse...

Eu também quero!!!

FeL4 disse...

Blz galera, so tecnico em web, e ainda nao sei como fazer issu.. mas causo alguem de cxs saibam, por favor ajude-nos

Carlos Barretto disse...

Olá. Legal o seu blog. É minha primeira visita por aqui e gostaria de fazer-lhe uma perguntinha, se vc não se incomodar.
Como eu retiro a "navbar" do Blogger?
Abs

Fabrício disse...

Oi, Ariane!
Ontem a noite ouvi um podcast em que você participava e dizia que tem prazer em ajudar e dar dicas pra que outros bloqueiros tb aprendesse a migrar nessa tecnologia. Então estou aqui pedindo humildemente que entre em contato comigo porquanto estou desenvolvendo um blog num servidor limitado e gostaria de migrar pro wordpress 2.7 mas estou tendo dificuldades extremas por ser um noob nesta arte.
Deixo o link do meu blog pra que você de uma olhada e apartir disso possa dar sugestões e criticas, ficarei honrado com sua visita ao meu blog.

BLOG 1000COMBOS!
http://1000combos.spaceblog.com.br/

MSN: fabricioalveslopes_2006@hotmail.com
E-mail: fablopes86@yahoo.com.br

Fabrício disse...

ah, antes que me esqueca amei seu trabalho e como tem feito esse blog. São poucos os que visitei até agora mas o seu já é especial pra mim. Espero um dia poder recebe-la em meu podcast. Um beijinho no seu coração!

Vince disse...

Tenho muito interesse e tenho um conhecimento basico sobre html e css

Inagaki disse...

Olá Ariane, enviei um email para você no seu Gmail fazendo-lhe uma proposta. Você pode confirmar se o recebeu? Estou em inagaki2@gmail.com. :) Um abraço!

Paulo Kxopa disse...

Olá Ariane, gostaria de primeiro te parabenizar pelo seu ótimo trabalho!
Quero tambem pedir sua ajuda com um pequeno problema:
Peguei um template que não aparece aqueles links de postagens antigas e etc...
Poderia me ajudar?
Obrigado...

Rodrigo disse...

Não achei outro local para contato contigo e resolvir falar aqui mesmo.

Bom, meu template está com um a barra de rolagem na parte inferior, ou seja, a largura da pagina está maior do que devia estar, assim como o teu aqui.
Pode me ajudar? Como eu resolvo isso?

Darkness disse...

olha to participando de uma corrente de links, e eu indiquei você, pois acho seu blog um máximo, principalmente pela ajuda que dá aos novatos na área "bloguista".
abração!

Bárbara Gama disse...

Ansiosa. Quero aprender.

Descrever os passos e logo em seguida mostrar-nos em forma de vídeo a captura da sua tela, fazendo este passo seria interessante. Pode ir dividindo os vídeos em blocos, tipo passo 1, passo 2, para que eles não fiquem muito extensos. O Camtasia studio é um programa bacana pra isso.

Desde já obrigada só pela disposição em querer ensinar.

Ariane disse...

Inagaki, não recebi nada no meu e-mail não :(

priemforma.com disse...

Opa estou super afim de aprender também!!!!

Daniele Menezes disse...

Com certeza, tempo é agente que faz...
Aguardo o ou os vídeos.
bjs

Simone Schuck disse...

Não tenho nenhum "cursinho" básico de HTML e CSS haha, mas eu me viro mechendo no template. Estou muito interessada!
beijos

Jéssica Alves disse...

Boa noite!
Gostaria de aprender como funciona templates e conversão para blog's.
e-mail:
djonesbac@hotmail.com
Até mais...

Alexadre disse...

Olá Adriane.

Sou Alexandre, vim em sua postagem que teria possibilidade de você fazer um "grupo", onde discutiríamos sobre Templates certo?
Pôs existe um aplicativo para o msn q vx cria no grupo neste site "http://groups.im/index.html?t=cg&mp=htHiYHiPXWdYh20IxCoWyW2D8dDTeF5!" e é como se você tivesse feito um novo msn.
ele é uma conta que funciona como um chat;
Sei que possa achar que é perigoso, mas se realmente tiver interesse para ajudarmos eu faria o grupo, com sua ajuda para publicar.
Estou interessado porque uso um blog como trabalho e gostaria de deixa-lo mais atraente (http://aled-dd.blogspot.com/).

Entre em contato comigo:
Meu msn: ale_emo_boy@hotmail.com
Orkut: alexandre.emo.hxcx@gmail.com
ou entre em contato pelo meu email (qualquer um dos dois, de preferencia o hotmail)

Beijos e Muito Obrigadooo!!
Alexandre

...::: Recadao Orkut :::... disse...

Ola amigo eu queria converter essa templte para o novo blogger tem como? a template é desse site aqui..
http://www.gifsrecados.com.br


sou dono desse site abaixo...
http://www.orkut-recadosanimados.rg3.net/

MSN e Email: rodrigo_16157@hotmail.com

Studio Mais disse...

Tenho muito ineteresse, mesmo não tendo tanto conhecimento do assunto. Quero aprender, por isso te dou total apoio na criação do Tuto. Às vezes procuro templates com temas específicos e encontro mais no Wordpress. Tais como Salão de Beleza, Advocacia, Veterinária etc.

cpidodownload disse...

Existe algum tipo de contador de posts mais acessados pra blogspot ?

Maninho disse...

Saudações Ariane,

Eu estou muito interessado em ajudar no que for preciso. Eu estudei muito sobre Blogger e atualmente utilizo o Wordpress, por ser em php (linguagem no qual sou fanático). Então, o que você precisar estarei ajudando a criar este tutorial, pois eu gosto muito da plataforma Blogger e adoraria ajudar.

Eu vou começar a escrever sobre o assunto e irei te mandar assim que possível, é claro que se você permitir.

Sem mais para o momento, eu te desejo um espetacular final de semana. Abraços! _ò/

macedo disse...

Tudo que li nesse blog é objetivamente interessante. Só que tenho 76 anos e quero criar um modelo pessoal de blog e não sei como fazê-lo. Me falam voces que devo ter um conhecimento minimo sobre o HTML Eu não sei trabalhar com ele. Existe um modo simples, menos tecnico, de me ensinar isso?
Vovô Macedo Porto Alegre Parabens! voc~e é ótima!

Guavas disse...

Olá Gosto Muito do Seu Blog Acompanho Diariamente! Estou Doido Para Aprender a Converter WP para B se Puder Ensinar Fico grato !

Antonio disse...

Muito legal o conteúdo do seu blog é muito útil abraços Antonio

Jorge Stochero disse...

olha eu por mim eu axo melhor vc fazer uma video aula pq n existe nada melhor e mesmo que fique grande o pessoal não vai se cansar de esperar pra fazer o download.
pq ai vc n coloka pra assistir ela e sim pra download.
valeu

PǺચL૭ [ADM] disse...

Olá ariane eu tbm gostaria muito de aprender converter template de WP
por favor coloca uma video aula para baixa e para assistir concerteza todos vão esperar pra baixa ou para assistir , porq estamos ansiosos para aprender
agradeço desde ja se postar abraço :D

Garota PowerPuff disse...

tbm tenho muito interesse, pq eu tenho muita dificuldade com isso, e quase sempre é isso q dificulta minhas postagens

Postar um comentário

Os comentários são moderados.