Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

19 janeiro 2009

Mais alguns pontos (final)

Olá pessoal!

São 05:30hs (olha a hora...) e acabei de converter o tema do Wordpress que escolhi para explicar para vocês. Passei a semana tentando muitos temas e de quebra acabei convertendo também o DFOriginal, que era o tema que o Deziner Folio usava até bem pouco tempo ( que eu sempre namorei...) e que agora colocaram à disposição para download. Ainda preciso fazer uns ajustes e provavelemente esta semana já coloco o link para baixar.

Mas o tema que escolhi para converter com vocês é este: GreenDark. Óbviamente escolhi um mais simples para começar, pois temas no estilo magazine ou com slides são mais complicados. O tema já está convertido (acabei agora...) e pode ser visto aqui. Já testei em vários navegadores e claro, no IE6 não ficou bom, mas decidi não mais me importar com um navegador tão ultrapassado.

Nota rápida para iniciantes:
Se você está começando agora a navegar na Internet, entenda uma coisa: quando você adquire um computador, ele vem com um navegador, geralmente o Internet Explore 6, que está completamente ultrapassado! Você não é obrigado a usar apenas ele para entrar na internet. Você pode e deve trocar de navegador! Basta fazer o download de outro: Internet Explore7, Firefox, Ópera...Os downloads são ultra rápidos, indolores e você descobrirá uma internet mais bonita, muito mais rápida e fácil de navegar. Vai por mim, você ainda vai me agradecer por este toque :D

Enfim, continuando...para quem deseja acompanhar as explicações que começarei a postar amanhã, se prepare:
  • Faça o download do tema que será convertido aqui e guarde o link da visualização do tema.
  • Se você ainda não tem, baixe um editor de HTML. Recomendo o MAX's HTML Beauty++
  • Baixe o Firebug, uma extensão indispensável do Firefox (ou seja, use o Firefox). Este item é muito importante, pois o Firebug nos dá uma visão rápida e clara da hierarquia da div's e classes.
  • Providencie um local para guardar as imagens: recomendo o  TinyPic, que ao contrário do ImageShack e do Photobucket, nunca me deixou na mão.
  • Crie um blog só para isso, assim você não perde nada importante e pode errar à vontade. Coloque nele algum conteúdo falso, para poder visualizar bem as mudanças que irá fazendo. Você pode criar posts só com Lorem Ipsum. Copie e cole trechos deste texto sem sentido, para enxertar conteúdo no blog vazio. Crie lista para a sidebar, umas tres de preferência.
É isso. As explicações serão divididas em vários posts e vídeos. Creio que a demostração da conversão deste tema será suficiente para que vocês compreendam bem como faço e até desenvolvam maneiras mais simples (e me ensinem, por favor!).

***********************************************************************************
 E pra encerrar, queria só escrever mais umas linhas sobre uma coisa que pensei todo o dia, enquanto convertia o tema: algumas pessoas me enviam e-mails com agradecimentos muito especiais, que me emocionam bastante. São pessoas que estão passando por momentos complicados, ou que se sentiam solitárias, depressivas e até inúteis. Elas me contam que graças a estas explicações que dou aqui, encontraram uma nova e agradável ocupação e se sentem melhores e acham que devem me agradecer por isso. Eu não tenho o costume de me expor, este blog nem Perfil tem, mas vou contar uma coisa: eu não me sinto tocada por que penso que estou fazendo um bem pra humanidade ou coisa do tipo. Eu me sinto tocada por que eu estava em depressão profunda quando ganhei meu primeiro computador, e me ocupar de blogs e layouts me tirou de um buraco que vocês nem podem imaginar. Eu entendo perfeitamente quem me escreve.

Encontrar uma nova ocupação que seja agradável, que dê imediata e positiva resposta às nossas tentativas (como no caso de enfeitar blogs), pode ser a salvação da lavoura quando estamos nos sentindo mal, solitários ou inúteis. Por isso, eu não ligo se me chamam de fazedora de templates ou o que inventarem. Eu sou uma pessoa que se sentia muito, muito mal e que encontrou uma simples ocupação que faz com que eu me sinta bem, muito bem. Só isso.

Pode parecer uma bobagem, mas para muitas, muitas pessoas, manter um blog ou criar templates, gifs, tubes, seja o que for, é uma terapia ocupacional importantíssima para manter a tristeza e a solidão afastadas. Nem todo mundo tá ligando pra rankings e blogosfera. Muita gente só quer blogar e esquecer dos problemas.

Por isso, se você quer tentar mas fica aí pensando que não sabe nada, que não consegue, que não pode...deixe de coisas e tente! Eu não sabia ligar um computador, ok? Eu tenho 35 anos e só fui ver o que era a internet em 2004.  Até hoje eu apanho, apanho muuuuito para fazer ou converter um template. Mas, e daí? Dai que passo meu tempo fazendo algo trabalhoso mas gratificante. Me ocupo do que é bonito e não mais de tristeza. Se eu posso, você também pode, ué!
 
E não me venham com 'eu já tô velha(o), não consigo entender...' Deixe de desânimo! Eu sou uma balzaquiana muito xereta e teimosa e não me imponho limites, não! Também não ligue para as críticas : é impossível agradar todo mundo e também tá cheio de gente por ai que só fica feliz quando consegue tombar alguém. Encosto a gente canta pra subir :D

Vocês que me agradecem, saibam que eu sei exatamente o que vocês sentem. Eu é que tenho muito a agradecer à todos vocês, que passam aqui todos os dias, que escrevem coisas lindas e que me fazem me sentir tão bem. Obrigada
Amanhã começamos a converter o tema: todo mundo tentando junto e os comentários estarão abertos para que vocês tirem todas as dúvidas e o que eu souber respondo.

Perdoem as dezenas de erros, centenas de vírgulas inúteis e etc, por que a esta hora não vou nem ler o que escrevi :D

abraços!

Artigos Relacionados

21 comentários:

Eduardo Acacio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J. Neto disse...

Arianne
Você é mais do que especial, não pelos templates lindos que faz e produz, mas porque é unica.

Eu votei em você no BBB e votaria em você em qualquer outro concurso na web que você participasse.

Gostaria que esses blogueiros que tem por aí e que se acham o bam bam bam (e no blogspot também tá cheio, eu sei) tivessem, ao menos, apenas a metade da humildade e do caratér que você tem. Certeza que SÓ com isso eles já seriam pessoas melhores.
E seriam apenas melhores. Porque especial como você ou igual a você, ainda assim, seria impossivel de eles serem.

Beijo grande e muito sucesso.

Ariane disse...

J.Neto, você é sempre muito generoso comigo e eu só tenho a te agradecer, mesmo. Um grande abraço!

MamaNunes disse...

Ah queriiida!!! não é à toa que eu te amo... e você me conhecece (um pouquinho né??)
Obrigada por tudo, tudo messsssmo!!!!

csspadroes disse...

Apesar de eu ter entrado na Internet nos tempos dos dinossauros e trabalhar com webdesiger a muito tempo, poucas são as pessoas com a humildade e generosidade como Ariane. Ariane apesar de eu ter uma lingua afiada para críticas (que acho que devem ser feitas para evolução de qualquer trabalho ou atitude), você já de ter notado que eu sou seu fã de carteirinha.
Abraços e vamos para conversões que estou aguardando. (heheh)

Maycon disse...

Olá Ariane!

Montei um template com a ajuda das suas dicas.
Mas cheguei em um ponto que não consigo avançar.
Desisti e estou tentanto retomar agora.
O html está todo bagunçado e possivelmente com erros.

O meu esforço é em montar um blog portfolio, com as imagens da largura da coluna (não consegui) E com todas as informações no footer.
É muito dificil achar um template que utilize o pé do blog. Você tem alguma dica para me dar?

www.nocyam.blogspot.com

Obrigado!
Maycon

bypoesia disse...

Ariane vou acompanhar tudo os tuto sobre esse assunto já baixei o editor HTML e já salvei a visualização nos favoritos e sobre o caso de depre tambem tenho um entendimento sobre isso, tem pessoas que dizem que não passa de um vicio inteenet, pode até ser em alguns casos so que conheci uma amiga pelo blog mesmo ela apareceu no meus comentários ai trocamos msn e ela me contou sua hístoria de vida ela estava caindo em depre e encontrou essa maneira que vc esta falando por meio de blogs conheceu amigos e hoje ela esta curada, ela até fez uma publicação em seu blog sobre o assunto é verdadeiro isso quem se sente sozinho pode ter um caminho por meio desse mundo virtual de esquecer os problemas

Gracielle Miranda disse...

Ariane, por favor, me ajude!!!

O template em questão é esse

http://btemplates.com/2008/03/19/ser-photoblogger/

Eu quero fazer com que o menu que aí está sejam os marcadores, mas com a mesma aparência.

Eu agradeço se você me ajudar!!! Abraços

Gi. disse...

Que legal Ariane, a vida nos ensina. Existem pessoas que em situações semelhantes se encontram nesta vida, mesmo que seja através de pequenos encontros come estes em blogs, mas que acabam sendo muito valiosos. Parabéns pela sua força.
Um abraço.

laemalgumlugar disse...

Ariane, vc é uma pessoa muito bacana mesmo (espiritualmente falando) Acredite! Obrigada pela a paciência em ensinar. =)

((((Sucesso))))

Bjos.

(,") Susy

Ruth Connors disse...

Seu blog é maravilhoso! Também entendo essa história de depressão, sei como é fugir para um blog, para um tema, uma aparência, sei como é fugir para algo que você tenha total controle, como um layout. Você me ajudou muito, e ajuda muito mais outras pessoas que vivem de blogar.

Um grande abraço de uma desconhecida que cuida de abelhas.

felizcomjesus.com disse...

Ariane, gostei.
Parabens! Fique com Deus e continue esse trabalho muito legal que você vem fazendo. um abraço!
Sucesso "tia Ariane" rsrss

WF7 William

Diogo Andrade disse...

Adorei seu post, de verdade!
Beijos.

Bruno Diniz disse...

que que isso... eu sou iniciante em assunto de blog, mais posso dizer que suas palavras com certeza chamam a atenção das pessoas, parece que você fala diretamente para elas. é interessante ver que você sente prazer no que faz e sente mais prazer ainda quando as pessoas ficam satisfeitas com o que você diz. parabéns, gostei muito!!!

®enata disse...

Oi Ariane!

Entrei aqui pra fazer uma visita, no que me deparei com a palavra depressão...e lembrei que um dia também estava entrando nessa...

Engraçado como é a vida!
Eu quase entrei em depressão, depois que conheci uma pessoa aqui na net que me machucou profundamente, e esta mesma pessoa que me ensinou sobre o mundo dos blogueiros e blogueiras.
Depois que as coisas não deram certo, entre a gente...entrei em depre...
Mas, a vida e Deus nos ajuda a superar de formas inusitadas.
Eu depois do ocorrido, vi que eu precisava dominar, meus medos e insegurança, enfrentando aquele que me prejudicou..."A Internet, o Orkut e os Blogs"...
E foi enfrentando isso tudo que hoje posso dizer que:
Eu amo meus blogs!
Me dedico a fazer coisas que realmente gosto...e os blogs me ajudam demais nisso!

Obrigada por este seu post, que mais uma vez me fez refletir sobre como enfrentar nossos medos, e possíveis tristezas.

Muito Sucesso e Deus Abençoe!

Inagaki disse...

Perfeito, Ariane. Eu, que também tenho 35 anos (pelo jeito, você também é da safra de 73, né? :), já cursei faculdades de Administração, Cinema, Letras e Cinema, já trabalhei como caixa de banco, gerente de locadora, analista de câmbio e jornalista free-lancer, e atualmente exerço uma função profissional graças a minhas atividades com blogs. Creio, pois, que nunca é tarde para começar ou recomeçar. Parabéns, pois, por sua paciência e pelo seu blog, que ensina o caminho das pedras a quem começa a se aventurar neste (quase sempre) gratificante mundo dos blogs. Um abraço!

Ana disse...

Vc é show!!!!!!!!!!

Tenho conseguido mudar a aparência do meu blog com as dicas que vc da aqui de forma simples, compreensível, acessível até para quem não entende nadinha de html, computadores, etc!

Tenho 50 anos e faço um blog-terapia que me alegra e me diverte muito!

"Obrigada"!

Beijo!

Blog do Jarbas disse...

Simplesmente INCRÍVEL.
Acabei lendo toda a postagem e se ja te achava uma pessoa especial agora tenho certeza que o mundo se faz melhor por ter gente como você, como uma das pessoas acima falou o teu blog não se tornou tão popular pelo fato de ter belíssimos templates e sim por ter uma dona como você, pessoa simples e humilde que sabe reconhecer seus valores e dos outros, o incrível é que doas tanto tempo para ajudar quem nem conheces e se sentes grata por fazer isso, se tua terapia ocupacional é editar os templates e deixar grandes mensagens para nós a nossa terapia se faz por ter teus textos a nos animar diariamente.

Acabei de terminar o Ensino Médio e procuro o que fazer ^^ e tenho teu trabalho como inpiração para carreiras futuras =D

Um forte abraço

Kleiton Kleber

Daninha disse...

Olá, acho que muita gente entende os seus sentimentos. Continue com esse trabalho fantástico.

A mim já me ajudou e nem a conheço. Não é engraçado?

Abraços

M. Jammers disse...

Olá Arianne seu site é muito maneiro. Gostaria de sugerir a você uma amostra de como converter a template nebula 2-2. Ela é bem simples. Gosto muito de seu trabalho.

Abraços.

edilene - amor disse...

Adriana,
td bem!!!
emocionei-me

tua historia parece com a minha, em termos,

te adoro
em tudo,
agora ainda mais,

favoritei,

bjs

fique com Jesus

Postar um comentário

Os comentários são moderados.