Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

14 maio 2008

Cinco perguntas para Nospheratt

Desta vez quem responde às Cinco Perguntas é a brasileira Nospheratt, radicada em Montevidéu, autora de diversos blogs, dentre eles o Blosque ( anteriormente Blogando por Dinheiro), provavelmente o mais relevante de todos para quem busca dicas de otimização e monetização de blogs.

Nospheratt se define em seu blog desta maneira:

Sou mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filosofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

Quero agradecer à Nospheratt a gentileza de sua participação e salientar que se eu já conhecia uma blogueira com textos muito interessantes, pude conhecer também, através de breves contatos por e-mail, uma mulher prestativa, educada e inteligente. Obrigada.

As respostas:


1- A facilidade de se expor através de uma ferramenta simples e gratuita como um blog motiva milhares de pessoas em todo o mundo a criarem sua própria página na web. Você acredita que existem muitos blogueiros e poucos leitores?

Se com "leitores" você se refere à pessoas que só lêem, mas não escrevem blogs, acho que sim. Claro que existe uma grande massa de leitores (que não escrevem blogs) fora da blogosfera; mas dentro dela, os blogs são lidos basicamente por outros blogueiros. Todo blogueiro é leitor de outros blogs,e a maioria dos leitores de blogs são blogueiros.

Uma das grandes questões da blogosfera, nos dias de hoje, é: como atrair essa massa de leitores de fora da blogosfera. Não porque seja negativo que hajam tantos blogueiros lendo e ao mesmo tempo escrevendo blogs (quero deixar claro que não vejo nada de errado nisso), mas porque somos poucos (relativamente falando). Precisamos de mais leitores, para crescer. E isso inevitavelmente nos leva à busca de pessoas que não têm blogs.

2- Baseada em sua experiência pessoal, o que um blogueiro iniciante pode esperar ao trilhar um caminho que visa obter grande popularidade para o blog que criou?

Depende. De que tipo de popularidade estamos falando? Por exemplo, uma coisa é ser popular dentro da blogosfera, entre seus pares; e outra coisa é ser popular fora dela. Popularidade = muitas visitas, ou popularidade = reconhecimento e fama?

Essas coisas são relativas, o que torna impossível dar respostas absolutas. O que eu posso garantir, é que independentemente dos objetivos específicos de cada blogueiro, alcançar qualquer tipo de popularidade é difícil. Requer trabalho, dedicação, aprendizado, tempo. Você terá que trabalhar de forma diferente, e aprender coisas diferentes, segundo qual seja sua linha de ação e seu objetivo; mas ninguém vai ficar popular do dia para a noite, ou em um mês de blog.

A não ser que você tenha uma idéia brilhante, realmente original e que atraia uma grande quantidade de público, prepare-se para trabalhar ao menos um ano antes de alcançar seus objetivos. O prazo médio, na minha opinião, para que um blog dê frutos - seja em visitação, reconhecimento, dinheiro, etc; - são dois anos.

3- O conceito de sucesso é algo muito subjetivo, no entanto, no que concerne ao campo das publicações - seja de que tipo for - sucesso é igual a milhares de leitores. Assim, obviamente, todo aquele que cria um blog associa o sucesso do mesmo à popularidade. Na sua opinião o que é fundamental para se obter este sucesso e qual seria o maior erro que um blogueiro iniciante poderia cometer?

O fundamental é criar conteúdo que as pessoas queiram consumir. Não há escapatória disto. Existe uma miríade de outros fatores que podem ajudar ou atrapalhar a consecução do sucesso, mas se ninguém (ou muito pouca gente) está interessado no seu conteúdo, você nunca terá milhares de leitores.

O maior erro? Achar que basta produzir (ou copiar) conteúdo e publicar, para alcançar o sucesso. Na maioria dos casos, nem sequer produzir conteúdo de qualidade é suficiente. Você pode escrever um excelente blog, o melhor de todos, sobre poesia alemã do século XII - quanta gente vai querer ler sobre isso? Sem dúvida devem existir interessados, mas em número reduzido. Então, apesar da primeiríssima qualidade do seu blog, você estará limitado a um número reduzido de leitores.

4-Ao entrar pela primeira vez em um blog, que tipo de coisa geralmente lhe causa boa e má impressão?

Primeiro que nada, o layout. Fundo preto e/ou difícil de ler, gifs coloridos e piscantes, anúncios em flash, texto amontoado em colunas estreitas demais são péssimos, fecho na hora e não volto nunca mais. O layout não precisa ser uma obra de arte, mas tem que permitir a leitura sem forçar os olhos.

Se o layout é no mínimo legível de forma cômoda, passo ao conteúdo. Português péssimo, cheio de typos e abreviações de SMS, ou miguxês, também me levam embora imediatamente. Se o conteúdo é bacana, interessante, vou dar uma passeada pelo blog, ler outros posts.

E aí entra em cena a navegação. Se for muito difícil de achar o que desejo, ou a página demora uma vida para carregar, provavelmente irei embora - a não ser que o conteúdo seja tão bom que valha à pena o sacrifício. Geralmente não é. Quem produz bom conteúdo, costuma se preocupar com todos os aspectos do blog, incluindo a usabilidade.

Outros pontos negativos: ausência de "About" (é chato não poder saber quem escreve o blog) e de RSS, dificuldade para comentar. Coisas absolutamente horrendas, que deveriam ser banidas da face da terra: música tocando ao entrar no blog, pop-ups de qualquer tipo, anúncios que flutuam sobre o conteúdo.

5 - Blogs existem aos milhares, no mais variados gêneros e estilos. A fim de orientar o blogueiro iniciante (sem o intuito de se criar totens e modelos a serem copiados), você poderia indicar blogs que considera referência de sucesso nas seguintes categorias:

Humor - Verdade Absoluta - Diário da Morróida
Pessoal - Mme.Mean - Drops da Fal
Jornalístico - Não leio nenhum blog jornalístico
Variedades - O Fim da Várzea - Papo de Homem
Artes - Alessandro Martins - Pensar Enlouquece, Pense Nisso
Tecnologia - Digital Drops - Meio Bit
Metablogs - BrPoint - Quero ter um blog

Para encerrar, se possível, deixe uma frase que considere interessante.

Frase de Pablo Picasso, que acho que tem tudo a ver com as perguntas sobre sucesso:

"Nossos objetivos só podem ser alcançados através do veículo de um plano, no qual devemos crer fervorosamente, e sobre o qual devemos agir vigorosamente. Não há outro caminho rumo ao sucesso."

Artigos Relacionados

5 comentários:

dicasblogger disse...

Ela é demais...franca, inteligente e direta.
Na questão referente às boas e más impressões em um blog, concordo com ela em tudo, tudo, como já devem saber os leitores do Dicas Blogger.

Ariane, parabéns pela escolha.
Nospheratt é um ícone para nós e deveria ser (nem sempre é) a fonte de leitura obrigatória para os iniciantes.

Você sempre arrasando!

Super beijo!

Iara disse...

É a primeria vez que ouço falar nela e olha que á ando pela blogosfera há 5 anos.

Juliana Sardinha disse...

Iara,
Vc andou por onde mesmo????
Ela é um ícone da Blogosfera; conhecidíssima e admirada.
Mas fica aí a dica, de um blog para vc conhecer.
Abraços

MOMENTOS EM SLIDES disse...

Ariane, eu sou uma blogueira iniciante e tudo começou por um acaso, mas antes eu era somente uma leitora, dessas de fora do mundo dos blogs e o que Nospheratt disse sobre o que atrai os leitores ao um determinado blog é verdadeiro, pelo menos no que se refere a mim. Não gosto de ir a um blog com cores chamativas e com muitos banner. a visão do assunto principal fica atrapalhado.

Tenho lido muito o seu blog e tenho aprendido muito com as suas informações e com a da Juliana, DicasBlogger, não é?

Vou ainda precisar muito de vocês. look in t

abraços

Rosangela

Iara disse...

E unao sabia o nome dela, mas o blogue eu conhecia.

Impressionante como o visual do blogue diz muito sobre o dono e conheço uma variedade de blogueiros que deixam os blogs a mercê do destino.

Mas tem um ponto que precisa ser bem enfocado, por exemplo, o que podemos chamar de blog de sucesso??

isso é extremamente relativo.
Eu pergunto: O sucesso é o que??
É sair no jornal??é ser conhecido nos mecanismos de pesquisas??

É ser o 1º no ranking de alguns sites?? é por nº de visitas?? por numero de cliques??

Eu me considero um blogue de sucesso, e estou longe de atingir as marcas de alguns blogs por exemplo.

Postar um comentário

Os comentários são moderados.