Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

08 abril 2008

A importancia do titulo da postagem

Antes de escolher qualquer título para suas postagens, lembre-se de que o Google dá grande importância as palavras-chaves contidas neles, para selecionar os resultados de uma busca. Assim, de nada adianta escrever sobre turismo e colocar um título poético mas pouco explicativo, como 'Seja um cidadão do mundo'. O interessante para se destacar entre os resultados de busca é criar títulos que contenham as palavras que provavelmente as pessoas digitarão para chegar ao seu conteúdo. Não adianta publicar um post sobre como colocar um menu no blog e intitular 'Faça você mesmo'. Um título como esse não diz nada ao Google e obviamente não tem nada a ver com o que as pessoas digitam para conseguir tal resultado.

Outro detalhe importante é evitar acentuação e determinados caracteres . Por que isso? Por que eles acabam sendo suprimidos, o que desconfigura completamente o título original. Um exemplo?



e mais outro:



Vê? Você pode acabar sendo encontrado pelos motivos errados....

Mas como resolver este problema sem deixar seus títulos sem acentuação? Primeiro publique seu post com o título sem acentuações e pontuações. Depois de publicá-lo, vá em Editar postagens, corrija e publique novamente. Apenas o primeiro aparecerá nos sites de busca .

Um bom exemplo de como trabalhar o título para ser melhor indexado sem que se desconfigure com caracteres ou que seja cortado é o deste post. Um título enorme, com vírgula e aspas, mas que originalmente é curto e objetivo (passe o mouse sobre e veja na barra de status).

Muito blogueiro se vale da importância do título na seleção dos sites de busca e acabam forçando a barra, usando palavras-chaves que costumam atrair muitos paraquedistas, mas que nada tem a ver com o conteúdo da postagem. Para quem não se preocupa com os leitores que cativa e deseja apenas ganhar uns cliques à mais, esta tem sido a saída, nada recomendável aliás, pois acaba frustrando o leitor de qualquer maneira, seja ele paraquedista ou não.

Então é isso: capriche nos títulos, não coloque acentos nem pontuações e edite depois para que seus leitores não pensem que você tem problemas com a ortografia.

Artigos Relacionados

30 comentários:

Kika Honeycutt disse...

hum... interessante isso... por isso que fez ou outra para lá no meu blog pessoas que procuraram coisas nada haver com o titulo que está lá... Meu cantinho pode não ter inntensão de ser utilidade pública, mas també é bom tomar cuidado com como postar né?

Mas tipo, tenho que falar da iamgem nova do TPNB! Lindo vetor! Adorei. ^^

Áurea disse...

Olá Ariane,
Ficou lindo o novo visual do Templates para Novo Blogger!
Gostei muito deste post sobre o título, eu não sabia desta informação! Obrigada!
Estou passando também para deixar uma bjk no seu coração, desejar uma ótima semana e espero que você esteja melhor de saúde!
Bjks,

Drake disse...

Lindo esse seu novo visual, e boa dica, vou parar de inventar títulos mirabulantes e criarei maisobjetivos, vlw!

ETERNO APRENDIZ disse...

Boa tarde. Maravilhosa a tua dica.
Comumente escrevemos corretamente o título( com as devidas acentuações).

E para infelicidade...começamos errado.
Obrigado e Sucesso( mais é claro ).

PS. Muito aconchegante o template em uso.

Helen Fernanda disse...

Não entendi seu exemplo não. :(

J. Apps disse...

isso vai ficar mais fácil com essa nova reforma linguistica que tá sumindo com toneladas de acentos e hifens...

Helio Jenné disse...

Essa dica eu aprendi agora Ariane e achei o máximo! Imagina: meu sobrenome é Jenné e nos feeds sai Jenn. Que droga! Mas hoje tudo mudou! Obrigado por mais essa aula!
Beijo.

Cleber Lisboa disse...

muito bom, estou aprendendo a usar esta importante ferramenta da internet. abraços!

R.Wesley disse...

olá valeu pela dica

"Bauru" disse...

Ariane, já leio seu blog há um bom tempo, mas não havia lido esse post ainda. Interessante que escrevi algo sobre isso algum tempo atrás, mas bem depois de você. Vou linkar lá, pois falei sobre um das coisas que você diz ser reprovável. Abraços e sucesso!

ahoboboy disse...

Oi, tudo bem?
Estou ficando viciado em seu blog. Ainda não consegui sair daqui de dentro!
Rsrsrsrsrs.
Um grande abraço e bom fim de semana!
Doté Jorge.

Izabel :)) disse...

Adorei a dica. Obrigada!

Natalino da Silva disse...

Olá obrigado pelo template e as dicas postadas aqui.

Abraços!

Personagens de Naruto disse...

Olá! Adriane
Parabéns pelo seu blog, mto legal
gostei mto das suas dicas etc...
só que eu tenho uma dúvida:
Eu gostaria de saber como mudar a cor da barra que fica no canto esquerdo e de baixo do meu blog
se vc souber me diga!!
faz pouco tempo que eu visito seu blog e eu não entendo nada

Obrigado!
e espero por sua resposta, se não tiver tempo tdo bem eu dou um jeito!!
xau

Maxmiler Freitas disse...

Olá Ariane! Passei apenas para agradecer, pois tenho "trabalhado" muito em meu blog, e volta e meia eu venho aqui buscar soluções, e quase sempre as encontro.

Deus abênçoe você e sua família em nome de Jesus!

Ariane disse...

Max, muito obrigada mesmo. E... amém :-)

"Bauru" disse...

Ariane, vim aqui seguindo a dica da Rô. Apenas fiquei com uma dúvida... postar sem os acentos e depois mudar é tranquilo, mas pra quem usa um Gadget para exibir as postagens recentes, terá ali os títulos sem os acentos, não é? Eu não teria o título do post com problemas, mas teria na coluna lateral. Como resolver isso?

Tiago Wakabayashi disse...

J. Apps | 22 Maio, 2008 disse...

isso vai ficar mais fácil com essa nova reforma linguistica que tá sumindo com toneladas de acentos e hifens...



LOOOL

Verdade xD

E obrigado Ariane, consegui colocar três colunas em meu blog ( se quiser dá uma olhadinha depois ;D)

Eu posso falar asneiras mas se não perguntar nunca vai saber né? ;D

Você não pensa em fazer tipo um "pdf" com as dicas de seu blog?

Deborah Friedrich disse...

Wow! Esse "chapéu" serviu direitiho para mim! Muito obrigada pela dica; eu e minha mania de escrever em cada post com "!..." no final! Rsss... Abraço e bom fim de semana.
Deborah/BARBANCHÊ.

semnome.net disse...

Essa do "Eu te darei o céu" é muito bizarra... Agora vou começar a tomar cuidado com os títulos das minhas postagens...

Cléo disse...

Prazer! gostaria de saber, assim como o titulo o corpo da postagem tbm tem que ser escrito sem os acentos, e só depois de postar corrigir?
se puder esclarecer essa duvida...fico grata!
Abraços!!

Ariane disse...

Cléo, o problema só acontece com o titulo mesmo.

Vanderlei Gomes de Oliveira disse...

Olá Ariane, boa noite! Desculpe entrar com um assunto alheio ao assunto em quaestão mas gostaria de saber se você poderia me dizer se é possível hospedar um arquivo em Word, por exemplo, no Blogger, abrindo uma pasta noutra janela.
Se lhe parecer possível responder fico grato se assim o fizer, se não, sem problema! Fique com Deus!

Brigit Branwen disse...

adorei!!!
valeu seu blog é muito útil!

burity disse...

Ariane, tudo bem? Faz tempo...tô passando aqui para te convidar a dar uma olhadinha na minha nova cria.
Foi o nome que me atraiu...surgiu na minha cabeça de repente, e...thannnraaammmm!!!!

http://digitalvitima.blogspot.com/

uma singela tentativa de ensinar o que eu aprendi com vcs e na labuta solo também.
Se puder deixe um comentário, tá? Acho q ele será o primeiro, rsrsrs

Geovane Valerio disse...

gostei da dica!

sucesso!

Vera disse...

Oi Ariane
Adorei esta dica e tenho seguido na medida do possivel. Com as novas regras ortograficas, parece que sera mais facil e menos trabalhoso, não é?
Eu ja estou testando e buscando os resultados!
Obrigada por tudo, eu aprendo muito aqui!

Marlon disse...

como eu posso mudar o link do titulo em um post?
parece q meu blog nao tem essa opção na hora d criar

Ligia disse...

Olá Ariane, tudo bem? Seu Blog é tudo que precisávamos, sempre inovando, alegrando, ensinando. Beijos fofos.

Robson disse...

òtima explicação!

Postar um comentário

Os comentários são moderados.