Os tutoriais e templates aqui apresentados são voltados para os Modelos de layout (lançados em 2006). A eficácia das dicas aqui apresentadas não foram testadas nos novos modelos de templates do Blogger (2010).

28 abril 2008

Cinco perguntas para a Juliana

Minha terceira convidada para responder as cinco perguntas é a psiquiatra mineirinha Juliana Sardinha, do Dicas Blogger. Já famosa entre os blogueiros que procuram códigos e novidades para o Blogger, Juliana ainda mantém o blog AvSecurity repleto de dicas de segurança em informática.

Eu me recordo do Dicas Blogger nascendo e prontamente percebí que aquele seria um blog de destaque. Todos os contatos iniciais que fiz com a Juliana foram muito felizes e hoje eu posso afirmar que ela é uma das excelentes amizades que fiz através da Internet. Mas, independente da minha afinidade pessoal, eu recomendo sempre o Dicas Blogger por que é, sem dúvida nenhuma, um blog excelente para quem busca conhecer melhor o potencial do sistema Blogger/Blogspot.

1- A facilidade de se expor através de uma ferramenta simples e gratuita como um blog motiva milhares de pessoas em todo o mundo a criarem sua própria página na web. Você acredita que existem muitos blogueiros e poucos leitores?

Certamente, até porque a qualidade da maioria dos blogs é bem questionável e isto espanta os bons leitores. Entretanto, para aquele que faz um trabalho sério e de qualidade, existem leitores ávidos por novidades. Basta saber atraí-los.

2- Baseado em sua experiência pessoal, o que um blogueiro iniciante pode esperar ao trilhar um caminho que visa obter grande popularidade para o blog que criou?

Depende...se o iniciante procura popularidade já de cara, vai encontrar frustração.
O caminho é longo e árduo e requer disciplina e estudo.

Não basta criar um blog, colocar uns anúncios do AdSense, meia dúzia de textos toscos e achar que vai fazer sucesso...não, não vai.

3- O conceito de sucesso é algo muito subjetivo, no entanto, no que concerne ao campo das publicações - seja de que tipo for - sucesso é igual a milhares de leitores. Assim, obviamente, todo aquele que cria um blog associa o sucesso do mesmo à popularidade. Na sua opinião o que é fundamental para se obter este sucesso e qual seria o maior erro que um blogueiro iniciante poderia cometer?

Como eu disse anteriormente, disciplina e estudo ajudam bastante.Mas o mais importante é talento.Quem não leva jeito para escrever e não tem uma boa idéia na cabeça não irá se destacar.

4-Ao entrar pela primeira vez em um blog, que tipo de coisa geralmente lhe causa boa e má impressão?

A primeira coisa que observo é o layout.Se for feio, desorganizado, eu nem continuo.Não tenho paciência de ler em um ambiente confuso e sem estética.

5 - Blogs existem aos milhares, no mais variados gêneros e estilos. A fim de orientar o blogueiro iniciante (sem o intuito de se criar totens e modelos a serem copiados), você poderia indicar blogs que considera referência de sucesso nas seguintes categorias:

Humor-SITE DA MORRÓIDA
Pessoal-BLOG DO CARDOSO
Jornalistico-BLOG DO JOSIAS
Variedades-LUZ DE LUMA
Artes-GRITOS VERTICAIS
Tecnologia-MEIO BIT
Metablogs-TEMPLATES NOVO BLOGGER


Esta pergunta foi difícil, mas tentei escolher os blogs de sucesso que eu leio e gosto.
Vale indicar o Templates né? Se não puder, minha segunda opção é o Blosque, na categoria Metablogs.

Para encerrar, se possivel, deixe uma frase que considere interessante.

Seria uma frase para blogueiros ou algo mais genérico??? Fiquei na dúvida aqui...

"O segredo do sucesso é a constância para o objetivo."


Artigos Relacionados

8 comentários:

leofernandesdesign disse...

Olá! Acerca da primeira questão, não tive bem claro uma coisa: o que seriam “blogs de qualidade questionável”? A resposta está relacionada ao conteúdo, Ao layout ou ao conjunto? A opinião da entrevistada é objetiva ou subjetiva? Pergunto sobre isso, porque, veja bem: um blog de conteúdo jornalístico, por exemplo, pode ser bem visto para uns como pode ser chato para outros; um layout simples e refinado ganha empatia de uma parcela de leitores, enquanto outro, sem primar muito pela estética e todo colorido, pode fazer a cabeça de outro nicho. Enfim, tem gosto pra tudo.
Sobre atrair os leitores, além de postar conteúdos ligados diretamente ao público alvo, utilizar o AdSense, etc., o que mais é viável fazer? Acredito que existem mais soluções, mas como sou “calouro” no meio, gostaria de uma orientação, pra não fazer e/ou dizer bobagens no meu blog.
Bom, seria isso. Valeu, brigadão!

Iara disse...

Essa questão de blog com qualidade ser associado ao layout é complexo.
Mas normalmente a maioria das vezes um blog com um conteúdo legal, tem também uma boa apresentação.
Vejamos, esse blog aqui (http://ricardouk.blogspot.com/ )tem um ótimo conteúdo, mas o layout dele é muito sujo, polui as vistas da gente, mesmo assim é um blog que se pode visitar.

Mas, por outro lado, procurando no google por “postando” nos últimos 10 minutos, eu me deparo com isso:
http://kaitou848.blogspot.com/2008/04/no-ando-postando-coisas-dirias-porque.html

nem dá vontade de ler.
O pensar enlouquece do Inagaki tem ótimos post, mas eu não gosto do template dele, não curto aquele amarelo e a forma como ele dispõe, sem nenhuma organização, seus favoritos, falando em organização dos favoritos o que é aquilo no drops da fal???

eu sou malvada...rsrsrs

Denial_Inside disse...

Gostei da escolha da Juliana pra essa entrevista. Ela realmente sabe o que faz. Concordo com o amigo leofernandes ao dizer que tem gosto pra tudo. Agora, a formula pra se fazer sucesso com um blog eu acho que não existe. O que realmente dá resultado é trabalho e dedicação, além é claro, de muito estudo sobre o assunto e talvez um pouquinho de sorte.
Grande abraço!

The Best disse...

Muito bem colocado Juliana!!! Parabens pela entrevista.

Realmente a maioria dos blogs tem uma qualidade bem questionavel e além disso ainda temos os nossos amigos plagiadores de plantão (mais conhecidos como copy and paste), que fazem a blogosfera ficar cada vez mais repetitiva.

Porém temos blogs de alta qualidade que nem sempre são bem reconhecidos, por talvez falta de experiência efalta de um pouco de pesquisa, pois temos vários artigos sobre o assunto na internet.

O caminho e arduo e tortuosa mas compensador.

Abraços

The Best
www.thebest.blog.br

Luma disse...

Uai, Dª Juju! Não quis ficar chique sozinha? (rs*) Obrigada pela referência!
Eu entendi perfeitamente a questão do layout. Não adianta ter conteúdo, tem que ser aconchegante, gostoso de se ler.
Particularmente só gosto de layout de fundo preto para fotografias e alguns blogueiros insistem. É bonito mas é cansativo e quem escreve muito deveria abolí-los.
Quanto a organização, estou pecando! Beijus

Ana disse...

Adorei a entrevista. Parabenizo a Juliana pelas respostas e a Ariane pelas ótimas perguntas. Não conhecia muito bem o Templates Novo Blogger e agora que vi achei muito bom. As dicas e tutoriais são muito bem feitos. Vou até adicioná-lo entre os meus favoritos. Parabéns!

Ana
Blog TechWorld

Ventura Filmes disse...

Gostaria de agradecer por todas as dicas.
Graças a você e a outros anjos da net (como a Juliana), nosso blog está ficando lindo!!!

Espero que goste (e continue nos salvando!!!).

Filipe Senna disse...

Juliana Sardinha mereceu a entrevista, ela é uma excelente blogueira e eu sou fã do trabalho dela. A entrevista ficou excelente, e as respostas dignas de dois grandes blogs.

Postar um comentário

Os comentários são moderados.